Dia de Campo em Goiás aproxima produtores e leva conhecimento sobre plantio
Evento do Sistema CNA/Senar reuniu produtores em Cristalina para trocar experiências, apresentar ações e aprimorar técnicas no início da safra 2025/2026
Brasília (15/08/2025) – O Sistema CNA/Senar promoveu, na quinta (14), um Dia de Campo para fortalecer a relação com produtores de Cristalina (GO) e região e apresentar ações voltadas à agricultura anual.
O evento foi realizado na Fazenda Matão, em parceria com a Associação de Pesquisa Brasil Central (APBC) e reuniu 65 participantes entre produtores, supervisores, gerentes e coordenadores, representantes de propriedades dedicadas ao cultivo de milho, soja, feijão, sorgo e trigo.
A programação contou com a apresentação de ações do Senar Goiás nas áreas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e Formação Profissional Rural (FPR) e um treinamento sobre “Plantabilidade”.
A coordenadora de ATeG do Senar Goiás, Bruna de Paiva, destacou que o trabalho com produtores de grãos começou em 2024 e que novos atendimentos estão sendo mapeados. Segundo ela, essa proximidade com o produtor é fundamental para que a metodologia seja constantemente atualizada de acordo com o perfil do público atendido.
O treinamento sobre “Plantabilidade” foi ministrado por Paulo Arbex, do Grupo de Plantio Direto (GPD) da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Ele abordou conceitos e práticas para otimizar a operação e reduzir perdas no plantio.
“Foi um dia muito proveitoso, principalmente pela interação do público. O tema desperta grande interesse e é importante lembrar que o plantio é o início de tudo, por isso vale a pena fazê-lo bem-feito”, afirmou.
Henrique Cenci, produtor rural e presidente da APBC, afirmou que o treinamento foi importante principalmente devido ao início da safra 2025/2026.
“Nada melhor que começar uma safra com bom conhecimento, boas técnicas e aprimorar o nosso manejo para buscarmos maior rentabilidade, ser competitivo no mercado e explorar o melhor que a gente tem que é o nosso trabalho no agro, produzindo cada vez mais.”
Cenci ressaltou que esta foi a primeira aproximação da entidade com o Sistema CNA/Senar e que está disposto a trabalhar em conjunto para que a parceria se torne duradoura. “Nossas pesquisas abrangem aproximadamente 50 mil hectares, com foco em gerar informações estratégicas para aumentar a assertividade e o ganho econômico dos produtores rurais. Vemos grande sinergia com a atuação do Sistema.”
Na avaliação do produtor José Guilherme Brenner, reunir os produtores e tirar dúvidas sobre plantio foi uma “excelente oportunidade”.
“O plantio é o marco inicial, é o momento mais importante do produtor rural, do produtor de grãos aqui da região. Então, é uma grande oportunidade que o Senar nos proporcione esse tipo de treinamento, dando início a uma série de outros treinamentos que serão muito importantes para o desenvolvimento da tecnologia e da técnica do plantio aqui na nossa região.”
Após a parte teórica, o grupo participou de um momento no campo para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
“Conseguimos aplicar o conteúdo teórico com foco na avaliação do plantio. Estimulamos os participantes a desenvolverem um olhar crítico sobre o resultado e, principalmente, sobre a importância das regulagens da semeadora”, ressaltou Mateus Fescina, também GPD.
O assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, acompanhou o Dia de Campo e afirma que o encontro marca um passo importante no atendimento às demandas setoriais.
“Identificamos essa necessidade por meio da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas e esse dia de campo foi a primeira entrega de uma demanda levantada pelo setor. O próximo passo é discutir uma metodologia adequada para os produtores da região, com foco na competitividade e no gerenciamento econômico das propriedades”, disse.