Do Rural à Mesa reúne produtores e estudantes de gastronomia
Programa do Senar e Senac promoveu um almoço no último dia 5, na região do Núcleo Rural Lago Oeste, no Distrito Federal
Brasília (10/10/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) promoveram um encontro do programa Do Rural à Mesa, com produtores rurais e estudantes de gastronomia.
O evento ocorreu no último dia 5, na região do Núcleo Rural do Lago Oeste (DF), a 22 quilômetros do centro de Brasília (DF). Participaram do evento onze produtores de legumes e verduras da região do Lago Oeste, na comunidade de Chapadinha, no Distrito Federal, e Alexânia, Goiás, atendidos pelo programa, além de técnicos do Senar e Senac.
A iniciativa é realizada uma vez por semestre. Primeiro, os alunos visitam uma propriedade rural para conhecer de perto o processo de produção dos alimentos e, depois, é realizado um encontro onde preparam um cardápio especial para produtores e familiares.
No almoço de quinta foram servidos diversos pratos, como peixe recheado assado na folha de bananeira, barreado (carne de panela), costelinha suína com molho de tucupi preto, legumes variados, arroz, feijão e sobremesa de frutas.
A coordenadora do programa, Luana Frossard, explica que a iniciativa visa comercializar a produção diretamente para os restaurantes-escola do Senac.
“É um projeto de muito sucesso, onde a gente vê o crescimento do produtor tanto na parte técnica quando na gerencial, além da mudança de vida desse produtor quando abrimos mais uma oportunidade de negócio para eles.”
O técnico de campo da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Tiago Campos, disse que o Do Rural à Mesa fornece não só assistência técnica, mas a aquisição dos produtos, por parte do Senac, garantindo renda aos produtores.
A produtora Ivone Ribeiro Machado, que recebeu os alunos em sua propriedade, disse que fica muito feliz em receber o programa.
"Temos uma assistência técnica de primeira para que nossos produtos saiam com qualidade e receber essas crianças, porque para mim são crianças. É o maior prazer, só fico brava por causa do tempo, é muito pouco. Mas é muito gratificante, fico muito feliz quando os recebo. Meu portão nunca vai ser fechado”.
Sandra Regina Vale, aluna do Senac, falou da importância de poder conhecer o que coloca na mesa. “É um programa super importante. Para a gente que trabalha na área é de extrema importância saber o que consome, além da sustentabilidade da produção e da geração de renda para essa população rural”.
Fábio Colombini, gerente pedagógico do Senac, enumerou alguns benefícios da parceria com o Senar.
“Para nós do Senac é muito importante essa iniciativa porque a gente consegue ter rastreabilidade dos produtos, o que nos dá muita segurança no momento em que vamos servir esse alimento dentro dos restaurantes-escola do Senac. Agregou muito valor ao nosso produto final e o comensal percebe isso, fora a garantia de fornecimento de um produto fresco e de qualidade”.
Além do almoço, os produtores fizeram uma feirinha para comercialização dos produtos.
Saiba mais sobre o Do Rural à Mesa: https://www.cnabrasil.org.br/programa-do-rural-a-mesa
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte