ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

E-Tec 10 anos – Oportunidade para crescer
Whats App Image 2025 05 07 at 20 06 19

Abimael Santos é tutor dos cursos técnicos do Senar em Paragominas e une prática de campo com educação rural. Fotos: Arquivo pessoal

12 de maio 2025
Por Senar

Brasília (12/05/2025) – Em Paragominas, no interior do Pará, o tutor dos cursos técnicos do Senar Abimael Oliveira dos Santos, 41 anos, aprendeu desde a primeira vez que entrou em uma sala de aula uma verdade que compartilha com seus alunos: a educação abre caminhos, gera oportunidades.

A “trajetória” de Abimael no agro começou no sítio da família, uma das lembranças mais marcantes da sua infância, localizado em Igarapé-Miri, cidade que é conhecida como a capital mundial do açaí.

“Meu pai era carpinteiro naval, fazia barcos. Tínhamos também uma pequena área com plantio de açaí. Quando não estava na aula, corria para lá para ver a produção”.

Ao completar 16 anos, ele foi morar em Belém e estava propenso a optar pela psicologia. Mas um professor do ensino médio entusiasta da agronomia e uma feira de profissões foram decisivos na mudança de rota profissional.

“Não tive dúvidas na hora que conheci a agronomia. Percebi que era minha área de fato. Já me via como agrônomo, tanto que, no vestibular, não coloquei outro curso como segunda opção”, recorda.

Santos (centro) com alunos em evento no estado. Santos (centro) com alunos em evento no estado.

Após se formar em agronomia, Abimael teve seu primeiro desafio: ministrar um curso sobre açaí para produtores em Igarapé-Miri, sua terra natal. “Os produtores daquela região têm tradição com a cultura do açaí, então estar ali como recém-formado foi desafiador para mim. Consegui fazer uma excelente troca de conhecimento e deu tudo certo.”

Com experiência e um mestrado em desenvolvimento rural, Abimael foi enviado em 2009 para Paragominas a trabalho e o município virou seu lar. Conheceu sua esposa, fez amigos, e decidiu ficar na cidade.

Em 2016, quando vivia um momento desafiador em sua trajetória profissional, Abimael recebeu a indicação de um amigo e chegou ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

“Foi nesse momento que eu conheci os cursos profissionalizantes do Senar e tive a oportunidade de ingressar como tutor. Passei a dividir com meus alunos aquilo que vivo no campo. Faço duas coisas que amo: dar aula e atuar na Agronomia.”

Em Paragominas, ele atua como tutor em diversas disciplinas dos cursos técnicos, mas também, ao longo dos anos, participou de diversos cursos do Senar, presenciais e à distância, e se tornou um defensor da metodologia da instituição.

Imagem

“Os cursos e a metodologia do Senar garantem um nível de qualificação que o mundo do trabalho exige. Não só o município, mas todas as regiões do país ganham com a presença dos cursos técnicos do Senar.”

O agro para ele é mais do que uma profissão, é uma missão. “Sou defensor e difusor dos cursos. Agora estou me organizando para ser produtor rural de cacau e açaí. É o meu sonho”.

Ao lembrar das histórias de seus alunos, Abimael recorda da formatura da primeira turma. “O que me marcou foi o brilho nos olhos dos formandos e como eles estavam empolgados e ansiosos para atuar. Depois, quando já estavam empregados, eles me contavam do orgulho de ter sido aluno do Senar”.

Para o tutor, a educação é o melhor caminho para a emancipação. Ele deixa aos seus alunos um conselho de quem trilhou esse caminho com esforço e dedicação. “Estudar liberta. Estamos em um ramo extremamente promissor, em um país que é gigante no agro. Se formos qualificados, o mercado vai nos encontrar e teremos oportunidade de crescer.”

Tire suas dúvidas sobre a Rede e-Tec do Senar:

Conheça outras histórias como a de Abimael: