E-Tec 10 anos: ponte para um futuro melhor
Conheça a história de Dalila Duarte, tutora em MG
Brasília (22/10/2025) – A história da mineira Dalila Dominique Duarte, 34 anos, tutora da rede E-Tec nos polos de ensino de Minas Gerais mostra como a educação pode ser uma ponte para um futuro melhor.
“Foi por meio dos estudos que encontrei a chance de mudar minha história e oferecer uma vida melhor para minha família”, conta Dalila com orgulho.
Ela iniciou o curso técnico em Agronegócio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no polo de Sete Lagoas (MG) e se destacou pela dedicação e pelas boas notas.
“Sempre gostei de estudar, tinha boas notas e era aquela aluna que organizava os trabalhos, dividia tarefas e incentivava os colegas”, conta.
Seu desempenho chamou a atenção dos coordenadores da rede E-tec que a convidaram a dar aula de Técnicas em Produção Vegetal, devido a sua formação inicial em Biotecnologia e mestrado em andamento em Ciências Agrárias.
Alicerce da história - Hoje, Dalila atua de forma remota em diversos polos acompanhando o aprendizado dos alunos, “Ensinar sobre o campo é ensinar sobre a essência do nosso país, pois ele é uma das maiores riquezas do Brasil e o alicerce da nossa história. Um ato de compromisso com as pessoas que fazem o alimento chegar à mesa e mantêm viva a nossa cultura e o nosso PIB”.
A tutora fica emocionada quando começa o planejamento das aulas. “Preparo cada aula com muito carinho e propósito porque quero que meus alunos sintam essa mesma esperança e percebam que, com esforço e aprendizado, é possível alcançar qualquer sonho”.
Para Dalila, o papel do tutor também é o de acolher, orientar e inspirar. “Aprendi a ouvir com mais atenção, a compreender as diferentes realidades dos alunos e a adaptar minha forma de ensinar para que todos tenham a oportunidade de crescer. Além disso, o Senar sempre realiza capacitações fundamentais para o aperfeiçoamento dos tutores, a fim de garantir a qualidade do processo educacional”.
Adaptação - Os desafios, segundo ela, estão em adaptar o conteúdo técnico à diversidade de perfis dos alunos e às diferentes realidades rurais, o que exige sensibilidade e criatividade na condução das aulas e estudos constantes, o doutorado em Bioengenharia de Sistemas Ecológicos, contribui para um melhor aperfeiçoamento.
Mas as recompensas surgem na evolução do aprendizado, na autonomia dos estudantes e na transformação concreta das propriedades e comunidades onde esse conhecimento é aplicado.