Em 8 anos, Projeto Biomas já plantou mais de 203 mil árvores nos 6 biomas brasileiros
Brasília (21/09/2017) - No Dia da Árvore, a CNA e a Embrapa querem mostrar a todos os brasileiros que é possível produzir e preservar ao mesmo tempo. Parceiras no Projeto Biomas, CNA e Embrapa trabalham para criar modelos de uso sustentável da árvore nas propriedades rurais. Nos últimos 8 anos, o Projeto Biomas já plantou mais de 203 mil árvores nos 6 biomas brasileiros.
O Brasil é um país essencialmente florestal, que preserva 61% da sua vegetação nativa. Com as pesquisas do Projeto Biomas, foi possível montar áreas experimentais para demonstrar a viabilidade econômica, social e ambiental do uso da árvore na propriedade rural.
O projeto envolve 121 instituições em todo o país e mais de 400 pesquisadores. “O Projeto Biomas já começou a oferecer cursos gratuitos a produtores rurais e extensionistas para adequação ambiental das propriedades rurais. Com os resultados dos experimentos, é possível restaurar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais (RL) sem perder o foco econômico da propriedade rural”, explica Cláudia Rabello, Coordenadora Nacional Executiva do Projeto Biomas na CNA.
O vídeo que explica os modelos do uso da árvore faz parte do Documentário “Caminho Sustentável”, realizado pela Fundação John Deere, em parceria com o Projeto Biomas e entidades do setor agropecuário.
Dia da Árvore
O Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 22 de setembro no hemisfério sul.
Sobre o Projeto Biomas
Lançado em 2010, o Projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.
O Projeto Biomas conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (SEBRAE), da John Deere e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Para saber mais acesse: www.projetobiomas.com.br
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
VEJA TAMBÉM
Compartilhe nas suas Redes Sociais