Logo CNA

Maranhão

Em participação histórica, sistema Faema / Senar leva educação e orientação rural para mais de 2 mil pessoas na 64ª Expoema
Whats App Image 2024 09 09 at 18 40 51

Cursos, palestras, vitrines, oficinas e até um Encontro de Produtores Rurais somaram mais de 700h de conhecimento gratuito

10 de setembro 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: Ascom - Faema / Senar

A 64ª Expoema, encerrada no último domingo (08) no Parque Independência, em São Luís, marcou uma participação histórica do Sistema Faema/Senar.

Durante o evento, a instituição ofereceu uma ampla programação voltada à educação e orientação rural, impactando mais de 2 mil pessoas, entre produtores rurais, estudantes e profissionais do setor.

Segundo Raimundo Coelho, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), a presença robusta do Sistema Faema/Senar na Expoema deste ano foi planejada para demonstrar a importância do setor agropecuário e destacar os serviços e resultados da instituição. "Sabemos que a Expoema é uma grande vitrine para o nosso agronegócio, e decidimos realizar uma participação como nunca antes, para mostrar a importância do setor e apresentar de forma mais ampla os nossos serviços e resultados", declarou Coelho.

Whats App Image 2024 09 09 at 18 41 02

Durante a Expoema foram firmadas parcerias como a que uniu o SENAR à Prefeitura de Paço do Lumiar

Parcerias - Durante a Expoema, o Sistema Faema/Senar também consolidou importantes parcerias para o desenvolvimento do agronegócio, especialmente na região da Grande São Luís. Um dos destaques foi a assinatura de termos de parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar e com a Agrarium, empresa júnior do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). "Formalizamos, por meio de um Protocolo de Intenções, a parceria com a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da SEMICT [Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo] e SEMAPA [Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento]. Isso irá fortalecer ainda mais nossa atuação na região metropolitana", afirmou o superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

Ao longo de oito dias de evento, a Faema e o Senar ofereceram uma série de atividades educativas e orientativas que foram além das expectativas. Foram realizadas 17 turmas de cursos de Formação Profissional Rural, capacitando cerca de 230 pessoas, entre produtores rurais e estudantes de ciências agrárias, em cursos que abordaram desde técnicas de manejo agrícola e pecuário ao uso de máquinas e tecnologias para o campo. A programação incluiu também quatro vitrines tecnológicas de silagem, apicultura, fruticultura e hidroponia, que atraíram mais de 2 mil visitantes, além de 12 oficinas tecnológicas de transformação da mandioca em farinha e da cana-de-açúcar em cachaça.

Um dos destaques foi a carreta escola, onde foi ministrado o curso de Derivados do Leite, capacitando 12 pessoas que, ao longo de quatro dias, produziram mais de 20 tipos de produtos lácteos, como queijos, doces, salgados e bebidas. A carreta também ofereceu 12 oficinas de alimentação, que contaram com a participação de mais de 70 pessoas, entre adultos e crianças.

Whats App Image 2024 09 09 at 18 41 24

Lideranças como o Governador do Estado, Carlos Brandão, reconheceram a importância do trabalho desenvolvido pelo sistema Faema/Senar durante feiras e exposições agropecuárias

Reconhecimento - Em visita à Carreta do Agro, o governador do estado, Carlos Brandão, destacou a importância da atuação do Senar não apenas em feiras e exposições, mas durante todo o ano. “É um trabalho de excelência e que tem transformado o nosso agro, especialmente nas pequenas propriedades”, afirmou o chefe do executivo estadual.

O presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (ASCEM), Ricardo Ataíde, também destacou a importância da parceria com o sistema Faema/Senar na realização da Expoema. “A programação de conhecimento oferecida movimenta o parque e faz com que os resultados do evento transcendam o período de realização e deem ainda mais relevância ao esforço de todos”, avaliou o presidente.

No campo das palestras, a Faema/Senar integrou a programação de parceiros com 10 palestras, discutindo temas voltados à inovação no campo. O Encontro de Produtores Rurais, promovido durante a Expoema, serviu como uma plataforma para a troca de experiências e networking entre os participantes, e as cinco palestras realizadas no ENEL reuniram um público de mais de 300 pessoas.

A educação ambiental também teve seu espaço, com palestras voltadas para crianças no Projeto Fazendo Educação, da Aged, que envolveram cerca de 90 crianças em atividades de conscientização e sustentabilidade.

Whats App Image 2024 09 09 at 18 41 10

40 técnicos e supervisores de campo tiveram seus contratos assinados para o próximo ciclo do programa ATeG

Toda essa programação foi possível graças ao trabalho de uma equipe dedicada de 25 profissionais, incluindo técnicos de campo, instrutores, consultores rurais, e especialistas em eventos e comunicação. "Ficamos muito felizes em realizar uma programação tão ampla, totalmente gratuita, e esperamos que todo o conhecimento gerado na Expoema se transforme em resultados positivos nas propriedades rurais e novas oportunidades de negócios e de carreiras para essas pessoas que participaram dessa jornada conosco", destacou o coordenador de eventos da Faema, Patrício Coelho.

“Com essa participação histórica, o Sistema Faema/Senar reforça seu compromisso com a educação e o desenvolvimento do agronegócio no Maranhão, mostrando que investir no conhecimento é fundamental para o crescimento sustentável do setor”, reforçou o vice-presidente da Faema, Carlos Antônio Feitosa de Sá.

A participação do sistema Faema/Senar na 64ª Expoema também foi destaque no Programa Maranhão Rural. Para conferir acesse: https://youtu.be/-qzpibBOqJ8?si=Pd5HQZ4ycPwTeC6z

Matérias Relacionadas