Paraná
Em Quatro Barras, produtores reativam cooperativa para acessar programas públicos
Cooperados passaram pelos cursos do Sistema FAEP para organizar e diversificar a produção
Por: Comunicação Sistema FAEP
Fonte: Comunicação Sistema FAEP
De um lado, dezenas de produtores rurais da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) voltados à produção orgânica. Do outro, uma demanda institucional constante por alimentos de qualidade para atender a programas de governo como o da merenda escolar. Porém faltava uma via legal para organizar essa produção e permitir sua comercialização, quando o produtor José Cassiano Gomes dos Reis Neto decidiu reativar uma cooperativa para o grupo de produtores pudessem negociar a produção.
“Começamos em 2020, durante a pandemia, a plantar hortaliças com um grupo de produtores e entregar para a merenda escolar. Antes da cooperativa, esses produtores entregavam diretamente para os consumidores. Mas para participar do PNAE [Programa Nacional de Alimentação Escolar] e fornecer para a merenda escolar ou venda direta para o governo, era preciso uma associação ou cooperativa”, explica Reis Neto, presidente da Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras (Coag-QB).
Nesta dinâmica, o Sistema FAEP teve papel importante, por meio da capacitação dos cooperados . “Fizemos todo tipo de curso voltado para olericultura, processamento de hortaliças, cultivo de hortaliças em estufas, conserva e produção de leite. Ano passado tivemos treinamento de trator e temos agendado a capacitação de drones”, revela o dirigente.
Inicialmente, quando foi criada em 2007, a cooperativa era voltada à produção de frangos orgânicos. “O problema é que esse frango só podia ser abatido em um frigorífico certificado que existia em Campo Magro. Quando fechou, nós tivemos que parar também”, lembra Reis Neto.
Com a reativação da cooperativa em 2020, surgiu com um novo viés voltado à produção orgânica de hortaliças. No primeiro ano, a Coag-QB reuniu 21 produtores. Hoje, a cooperativa conta com 124 cooperados distribuídos em 16 municípios da RMC e do litoral, que buscam a diversificação na produção.
“Atualmente, cada produtor planta o que quer, mas estamos montando um planejamento de acordo com o cardápio da merenda escolar. Também estamos diversificando para frutas. Na minha propriedade, plantei maçã, enquanto outros cooperados cultivaram ponkan. Todos os produtos podem ser absorvidos pela merenda”, aponta o presidente da entidade.
Por meio de parcerias com outras cooperativas, a Coag-QB traz feijão da região Norte do Estado e fubá da região Centro-Sul para serem entregues para merenda escolar. “A gente vende o feijão deles e eles levam nossas hortaliças, quando precisam”, explica Reis Neto.
Hoje a cooperativa entrega quatro toneladas de hortifrútis por semana em 16 escolas municipais e quatro estaduais em Quatro Barras. Quanto ao feijão, 10 toneladas são entregues por mês em 160 locais da RMC e o fubá, quatro toneladas mensais. “Agora estamos buscando outros mercados além dos institucionais, pois estamos ao lado do grande mercado consumidor que é Curitiba", finaliza o presidente da cooperativa.