ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Mato Grosso

Embaixador da Ucrânia visita Famato para fortalecer laços e discutir cooperação no agronegócio
54282795416 fb8573c9e6 k

Andrii Melnyk elogiou a hospitalidade mato-grossense e expressou sua admiração pelo agronegócio no estado

23 de janeiro 2025

Por: Vania Costa

Fonte: Ascom Famato

Nesta quarta-feira (22/01), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) recebeu a visita do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk. Durante o encontro, que contou com a participação de lideranças do Sistema Famato, foram discutidos temas relacionados à resiliência da agricultura ucraniana e explorou oportunidades de cooperação tecnológica e inovação para impulsionar o setor produtivo rural de Mato Grosso.

O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, destacou a capacidade do país europeu em manter sua balança comercial positiva, mesmo enfrentando os impactos da guerra. “Ainda em meio aos prejuízos da guerra, vocês estão conseguindo manter a segurança alimentar e a autossuficiência na produção. Isso é uma prova da resiliência dos produtores ucraniano”, disse Vilmondes.

O embaixador Andrii Melnyk elogiou a hospitalidade mato-grossense e expressou sua admiração pelo agronegócio no estado. Ele enfatizou que, embora Ucrânia e Mato Grosso compartilhem a característica de solos férteis, há um grande potencial para troca de experiências e tecnologias. “Espero que o senhor, presidente Vilmondes, possa visitar a Ucrânia e ver com seus próprios olhos as qualidades do nosso solo e sua prosperidade”, convidou o embaixador.

54283219455 fcd6de1210 k

Melnyk ressaltou a importância de parcerias para aprendizado mútuo. “Estabelecer cooperações trará benefícios para ambos os lados. Mato Grosso já é global e não precisa de ajuda para produzir tanto, mas tenho certeza de que podemos aprender juntos e crescer”, afirmou.

O encontro contou com a presença do diretor de Relações Institucionais da Famato, Ronaldo Vinha, e dos superintendentes Cleiton Gauer (Instituto Mato-grossense e Economia Agropecuária - Imea), Paulo Ozaki (Instituto AgriHub) e Marcelo Lupatini (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar-MT). Cada representante compartilhou suas perspectivas sobre as possíveis contribuições de suas respectivas instituições para a parceria com a Ucrânia.

Cleiton Gauer, superintendente do Imea, apresentou uma visão detalhada sobre o agronegócio de Mato Grosso, destacando a liderança na produção de soja, milho e algodão, além das inovações em práticas agrícolas que têm impulsionado a produtividade e a sustentabilidade. Ele também ressaltou o potencial de crescimento nas exportações de gado e etanol para mercados internacionais.

Paulo Ozaki, do AgriHub, enfatizou o papel da inovação tecnológica e da bioenergia como pilares para o desenvolvimento conjunto, enquanto Marcelo Lupatini, do Senar-MT, destacou a possibilidade de capacitação em técnicas agrícolas avançadas e gestão no meio rural.

A reunião também contou com a participação remota do Vice-Chefe do Comitê Agrícola, Câmara de Comércio e Comércio Ucraniana, Volodymyr Pugachov, que compartilhou os desafios enfrentados pelo setor agrícola ucraniano, como a degradação do solo e a resistência dos produtores a adotar práticas mais sustentáveis. Apesar disso, ele destacou que a Ucrânia continua a ser uma potência na exportação de milho, com 22 milhões de toneladas exportadas na última temporada.

Whats App Image 2025 01 23 at 07 35 26

Vilmondes Tomain reforçou a importância do aprendizado conjunto e a troca de experiências para superar os desafios do setor agrícola global. “Nós também enfrentamos desafios no passado para aprender a plantar, cultivar e inovar. Por isso, essa troca de conhecimentos é essencial para o desenvolvimento contínuo de ambos os países”, concluiu.

Também participou de maneira remota o primeiro-secretário da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Oskar Slushchenko.

Como resultado do encontro, foram trocados contatos para alinhar os melhores caminhos para estreitar as relações entre Mato Grosso e a Ucrânia. A parceria deverá envolver todas as casas do Sistema Famato – Famato, Imea, AgriHub, Senar-MT e Sindicatos Rurais – cada uma contribuindo com sua expertise para promover inovações, tecnologias e avanços em bioenergia.

O encontro foi marcado pela promessa de cooperação e pelo potencial de um futuro promissor para os dois países, que compartilham a visão de que a agricultura é uma base sólida para o crescimento e a segurança alimentar do mundo.

Matérias Relacionadas