Empresários do Agro.BR participam da feira World of Coffee Dubai
Presença no evento faz parte da missão da CNA à região
Brasília (12/02/2025) – Um grupo de dez empresários rurais brasileiros, inscritos no projeto Agro.BR, participaram da feira “World of Coffee”, de 10 a 12 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A presença na feira faz parte da missão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) à região, com foco na promoção dos cafés brasileiros.
Durante os três dias de evento, os produtores tiveram a oportunidade de conhecer o espaço da feira, as inovações do setor cafeeiro, identificar parceiros locais, além de participar de rodadas de negócios com potenciais compradores estrangeiros.
De acordo com o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, foram realizadas mais de 200 reuniões, com expectativa de negócios de US$ 9,6 milhões para os próximos doze meses.
“Essa participação internacional em um evento setorial foi uma forma de viabilizar o contato dos produtores de café com compradores internacionais, torrefadoras e distribuidoras, possibilitando assim a comercialização do seu café para todos”, disse.
“Dubai tem uma característica muito peculiar quando se trata de café. Os shoppings e centros comerciais são repletos de cafeterias, então por que o Brasil não estaria presente nos Emirados, já que Dubai acaba ditando comportamentos culturais por sua modernidade?”, destacou a assessora de Relações Internacionais, Rosi Bandera.
O produtor de café do Espírito Santo, Clério César Rampinelli, afirmou que é a primeira vez que participa de uma feira do segmento fora do Brasil, e se sente realizado pela oportunidade de mostrar o seu café conilon para outros países.
“A CNA e o Senar uniram forças para transformar a vida de nos produtores, não só de café, mas de outros produtos do agro”.
Já para o produtor de café do Distrito Federal, Carlos Coutinho, o evento superou as expectativas. “O objetivo inicial era aprender a exportar diretamente nossos produtos, mas foi muito mais do que isso. Foram três dias de muita interação com potenciais compradores e conhecimento adquirido. O ambiente de negócios criado pela equipe do Agro.BR foi espetacular. Podemos dizer que ampliamos nossos planos”.
Na quinta (13) e na sexta (14), a comitiva terá uma programação intensa de visitas técnicas e eventos com cafeterias, torrefadores, importadores e representantes árabes, com o objetivo de promover a imagem do café brasileiro.
As visitas ocorrerão nas torrefadoras Grandmother Coffee Roastery, Nightjar Coffee Roasters, no laboratório Experience Lab by Nuova Simonelli e Victoria Arduino e no DMCC Coffee Centre. Os empresários terão ainda uma sessão de cupping na Roasteria.
Conheça o projeto Agro.BR: https://agrobr.org/projeto/