O Encontro de Coordenadores do Senar-SP realizado nos dias 1º e 2 de julho, em Campinas, proporcionou novamente uma troca de conhecimento entre os participantes e transparência às ações da entidade junto aos sindicatos rurais.
O evento, primeiro de 2025, foi uma oportunidade para replanejar o segundo semestre com eficiência e responsabilidade tendo como ponto focal a atuação dos sindicatos junto aos produtores e produtoras rurais.
Tirso Meirelles, presidente do Sistema Faesp/Senar, ressaltou a importância do encontro bem como o compromisso dos sindicatos e seus respectivos coordenadores na missão de transformar a agropecuária paulista, um dos pilares da economia do estado e do país, e fonte de renda para milhares de famílias do meio rural.
“Os programas e cursos do Senar são importantíssimos para o homem e a mulher do campo, pois levam conhecimento, novas tecnologias, ações integradas, bem-estar e autonomia financeira, fortalecendo a cadeia produtiva e incrementando a economia do nosso estado”, afirmou.
O superintendente do Senar-SP, Mario Biral, abriu o encontro destacando o papel das coordenadoras e dos coordenadores e a relevância de suas ações junto à entidade. Saimon Rosa, assessor da Presidência da Faesp, deu as boas-vindas e indicou os assuntos e palestrantes do primeiro dia do evento.
Patrick Rocha, técnico do Senar-SP, e José Eduardo Carrilho, consultor de agro do Sebrae-SP, falaram sobre a atualização e operacionalização dos contratos entre as entidades. Entre os temas expostos foi avisado que os programas de Promoção Social precisam ser antecipados a fim de serem realizados em 2025.
A coordenadora departamento de Controle e Supervisão, Ivone Cerqueira, falou sobre o seguro de vida para os cursos e programas do Senar. Explicou os trâmites e particularidades e a quem se destina (alunos e instrutores) durante o período de execução da ação.
A seguir o tema foi aberto para dúvidas e Sergio Oliveira, gerente Administrativo e Financeiro, ajudou no esclarecimento do assunto, além de suas respectivas obrigações fiscais.
O Projeto Integrar, em curso desde agosto de 2024 e que já tem cadastrado cerca de 50 mil produtores rurais, foi apresentado por seu gestor, Leonardo Cabral, que também pôde sanar dúvidas dos coordenadores no encontro.
A técnica de promoção social do Senar, Isabela Pennella, falou sobre a promoção do artesanato e de seu emprego como instrumento de empreendedorismo rural. Destacou a parceria com o governo do estado através da Subsecretaria de Empreendedorismo e Produtividade e do empenho em qualificar e fortalecer a atividade artesanal como fonte de geração de renda.