Mato Grosso
Notícias
Estudo inédito do AgriHub revela que 76% dos produtores rurais de Mato Grosso têm perfil inovador
Na noite desta terça-feira (29), o AgriHub apresentou um estudo inédito realizado no estado que é líder na produção das principais commodities agrícolas do país
Por: José Pereira
Fonte: Asom Senar-MT
Na noite desta terça-feira (29), o AgriHub apresentou um estudo inédito realizado no estado que é líder na produção das principais commodities agrícolas do país. O Perfil de Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso examinou de perto como essa estratégia está moldando o futuro da agricultura no estado, destacando o papel decisivo que a aceitação e difusão de novas práticas desempenham no desenvolvimento sustentável e na competitividade do setor. O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, ressalta a importância do fornecimento de informações para a cadeia produtiva do agro.
”A inovação no agronegócio mato-grossense é uma jornada essencial para o fortalecimento e a sustentabilidade do setor. O AgriHub, reconhecido como a Casa de Inovação do Produtor Rural de Mato Grosso e parte integrante do Sistema Famato, tem como missão conhecer a fundo a realidade do produtor rural para fornecer inovações e tecnologias que possam transformar seus negócios”, explica Vilmondes.
A pesquisa revela que 76% dos produtores rurais de Mato Grosso têm um perfil inovador ou altamente inovador, mostrando que a maioria adota práticas que favorecem a utilização de novas tecnologias. O estudo também identificou uma variação considerável entre as regiões, indicando áreas que necessitam de maior suporte para promover o perfil de inovação dos produtores rurais de Mato Grosso foi avaliado com base em três indicadores principais: Adoção de Tecnologias, Digitalização e Influência.
O levantamento de dados iniciou em 2022 em 72 municípios de Mato Grosso através dos sindicatos rurais para identificar, por região, os níveis de inovação de cada produtor. Mais de 26 mil informações foram coletadas ao longo dos últimos três anos com 930 produtores entrevistados.
“Através deste panorama, buscamos não apenas destacar o potencial já existente, mas também identificar oportunidades para fortalecer a adoção de tecnologias, garantindo que Mato Grosso continue sendo um exemplo de vanguarda no agronegócio”, destaca Paulou Ozaki, Superintendente do AgriHub.
O estudo completo você confere CLICANDO AQUI .