Logo CNA

Mato Grosso

Evento da “Comissão Famato Mulher” reúne produtoras rurais em Barra do Garças
Whats App Image 2024 09 04 at 01 07 28 scaled

A iniciativa, promovida pela Famato e pelo Senar-MT, reuniu mais de cem mulheres de diversas regiões

4 de setembro 2024

Por: Vânia Costa

Fonte: Ascom Famato

Nesta terça-feira (03/09), o Tatersal do Parque de Exposições Agropecuárias Elizário José de Farias, em Barra do Garças, sediou o 7º encontro do projeto “Famato Mulher – Fortalecendo a Presença da Família junto ao Sistema Sindical Rural”. A iniciativa, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), reuniu mais de cem mulheres de diversas regiões, incluindo representantes de Barra do Garças, Novo São Joaquim, Paranatinga, Poxoréu, Primavera do Leste, Pontal do Araguaia, Santo Antônio do Leste e Torixoréu.

O evento foi conduzido por Luciana Tomain, presidente da Comissão Famato Mulher, que, além de produtora rural, é formada em gastronomia, casada e mãe de duas filhas, Lorena e Gabriela Tomain.

Durante a abertura do encontro, o anfitrião Luiz Júnior Penteado, presidente do Sindicato Rural de Barra do Garças, destacou a relevância do papel da família no meio rural. “Estou feliz com o trabalho que a Famato tem desenvolvido. Por acreditar e apoiar essa iniciativa. Não basta somente o produtor, a produtora; tem que estar a família envolvida”, afirmou Luiz.

Carlos Royttmen, presidente do Sindicato Rural de Novo São Joaquim, também elogiou a Federação e a Comissão por levarem esse incentivo a todo o estado. “Parabéns à Famato e à Comissão por acreditarem na força da mulher do agro e por fortalecerem o sistema sindical em Mato Grosso”, disse.

Durante sua apresentação, Luciana Tomain compartilhou sua trajetória de vida, desde a infância até o envolvimento com a fazenda, passando pelo casamento e pela criação das filhas. Ela também narrou a origem da Comissão Famato Mulher, surgida em uma conversa informal com suas filhas à mesa do café. “A responsabilidade de estar à frente da Comissão é imensa, mas também é uma honra. Nosso desafio é despertar outras mulheres para o protagonismo no agro e, assim, fortalecer o sistema sindical rural através da união familiar”, declarou Luciana.

Além de seu testemunho pessoal, Luciana detalhou o funcionamento da Famato e das entidades que compõem o Sistema Famato – incluindo o Senar-MT, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), AgriHub e Sindicatos Rurais. Ela destacou a missão, visão e valores da Famato Mulher, reforçando o compromisso da comissão em empoderar as mulheres do campo.

O evento também contou com a palestra “Conexão Mulheres do Agro”, oferecida pela Bayer, que discutiu a importância da conexão entre as mulheres no setor agropecuário.

No encontro, foi transmitido um vídeo institucional que apresentou o Instituto Farmun. O vídeo destacou a atuação do instituto como uma organização comprometida com o desenvolvimento sustentável e a inovação no agronegócio. O Instituto Farmun promove práticas agrícolas eficientes e ambientalmente responsáveis, oferece capacitação para jovens e mulheres, e incentiva a cooperação entre produtores e pesquisadores.

Entre as participantes, estavam a defensora pública Lindalva Ramos e as primeiras-damas Adriana Lima da Silva (Pontal do Araguaia) e Leila Batista (Barra do Garças), reforçando a diversidade e o alcance do encontro.

Matérias Relacionadas