Ex-aluna do SENAR expõe trabalho em Feira Nacional de Artesanato
Além de vender sob encomenda, Hosana participa de diversas feiras no Rio Grande do Norte
Engana-se quem pensa que as bonecas não são produtos bem vendidos hoje em dia. A prova disso é a artesã Hosana da Rocha, natural de Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, que resolveu investir tempo e dedicação na área em que é sua principal fonte de renda. Há cerca de um ano, Hosana participou do Curso de Confecção de Bonecas de Fio, promovido pela SENAR/RN em parceria com a prefeitura e desde então não parou mais de produzir.
“Eu já tinha feito um curso de informática, também pelo SENAR, mas queria algo que tivesse mais a ver comigo. Como eu já tinha um pouco de experiência com artesanato, acabei me encontrando no curso de bonecas de fio. Foram 10 dias intensos de aulas na comunidade do Alto Monte Hermínio e hoje eu só tenho a agradecer a todos pela oportunidade de ter uma nova qualificação e poder expandir minha renda”, comentou a artesã.
Além de vender sob encomenda, Hosana começou a participar de diversas feiras de artesanato pelo estado, como a Multifeira Brasil Mostra Brasil, que encerrou nesse domingo (10/09). Cada boneca confeccionada custa de R$ 10,00 a R$ 30,00 – dependendo do tamanho – e pode ser comprada para crianças, decoração de ambientes e até lembrancinhas de aniversário. “Essas feiras são muito importantes para eu divulgar meu trabalho e vender mais. Eu já participei de três e sempre fico feliz com os resultados. A próxima será na Festa do Boi e eu também estou bem contente em participar”, completou.
Agora, os planos de Hosana são bem maiores. Ela, que também domina o artesanato com fuxico, pretende participar de mais um curso oferecido pelo SENAR: dessa vez o de pintura em tecido. Além disso, a artesã quer compartilhar tudo o que aprendeu com outras pessoas de Nísia Floresta.
“A minha ideia é ajudar novas mulheres que queiram aprender sobre artesanato. Eu tive a oportunidade por meio do meu município e o SENAR, então também quero que outras pessoas possam conquistar o mercado de trabalho e obter sua independência financeira”, concluiu.
Assessoria de Comunicação do SENAR/RN
www.senarrn.com.br