Mato Grosso
Notícias
Expoagro 2025 é lançada oficialmente e conta com a parceria do Sistema Famato

Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá a Expoagro acontecerá de 10 a 20 de julho
A capital do agronegócio mato-grossense já respira a 57ª edição da Expoagro. O lançamento oficial da feira foi realizado nesta quinta-feira (10/04), no restaurante Baronês, em Cuiabá, e reuniu autoridades, lideranças do setor produtivo, imprensa e convidados. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain, marcou presença e destacou a importância da feira para a promoção do conhecimento, da inovação e da conexão entre o campo e a cidade.
Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá em parceria com a Ditado Produções, a Expoagro acontecerá de 10 a 20 de julho, no Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro, com apoio do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e das federações que representam o setor produtivo: Famato, Fiemt e Fecomércio.
Durante a cerimônia de lançamento, o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira, agradeceu a todos os parceiros e reforçou a missão da feira como um espaço de conexão entre pessoas e histórias. “A feira é feita de pessoas, de histórias e vivências. Todos nós temos uma história com a Expoagro. É muito satisfatório realizar, participar e viver essa festa. O Sindicato Rural de Cuiabá acredita no potencial da capital do agronegócio, acredita no desenvolvimento e no conhecimento. Por isso, trabalhamos arduamente para que seja um sucesso de público”, afirmou.
O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, também presidente das demais instituições que compõem o Sistema Famato – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e AgriHub – destacou a relevância da feira como um dos maiores palcos de difusão de conhecimento e tecnologias do agro. Ele reforçou que o Sistema estará presente com seu estande institucional, oferecendo, durante todos os dias, atendimentos técnicos, informações sobre cursos do Senar-MT, ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e uma programação voltada à educação, à inovação e ao fortalecimento do setor agropecuário.

"As casas que integram o Sistema Famato vão contribuir com suas expertises: o Senar-MT, com sua estrutura de formação profissional e promoção social; o Imea, com dados estratégicos e análises econômicas para embasar decisões no campo; e o AgriHub, com soluções tecnológicas e inovações voltadas ao aumento da produtividade e sustentabilidade do agro”, pontuou Vilmondes.
Tomain destacou ainda: “No ano em que a Famato celebra seus 60 anos, nosso estande vai trazer muitas novidades e continuará sendo um espaço aberto à população, aos produtores rurais e a todos que desejarem conhecer e vivenciar mais do agro mato-grossense.”
Além de Tomain, participaram do evento os diretores da Famato Robson Marques (Administrativo e Financeiro) e Ronaldo Vinha (Relações Institucionais). Representando o Senar-MT, estiveram presentes o superintendente Marcelo Lupatini e o diretor financeiro Allan Paulino.
Um dos destaques será a realização do Fórum dos Setores Produtivos, que nesta edição terá como tema “Agro e Clima”. O evento será promovido em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nos dias 15, 16 e 17 de julho, das 16h às 19h, com curadoria do projeto Conect Zoo Agro, que une as faculdades de Zootecnia e Agronomia. Ao todo, serão 14 palestras com especialistas renomados para discutir os desafios e oportunidades da produção agropecuária em um cenário de mudanças climáticas.
A edição deste ano promete uma programação recheada de grandes atrações nacionais, como Ana Castela, Maiara & Maraisa, Léo Santana, Ferrugem, Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme. A feira também contará com exposições, palestras, rodada de negócios e o melhor da tecnologia voltada ao agro.
Comunicação e estrutura
Durante o lançamento, a agência de publicidade contratada oficialmente para desenvolver a identidade visual da feira apresentou a campanha de comunicação, a estratégia de mídia, a projeção de público e a proposta de arrecadação de alimentos durante os dias do evento. Também foi revelado o projeto arquitetônico da feira, que inclui palco, camarotes, bangalôs e praça de alimentação, com um layout moderno, tecnológico e inovador, pensado para oferecer conforto e uma experiência completa ao público.