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Exportações de MS têm alta e chegam à US$ 2,77 bilhões em 11 meses
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15 de dezembro 2017
Por CNA

Por: Agrolink

A receita de exportação de produtos industrializados de Mato Grosso do Sul chegou a US$ 2,77 bilhões, no acumulado de janeiro a novembro de 2017. O número representa um crescimento de 14%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com levantamento do Radar Industrial da Fiems, apenas na comparação de novembro de 2016 com novembro de 2017, a receita da exportação de produtos industriais aumentou em 15%, saindo de US$ 246,4 milhões para US$ 283,8 milhões.

Na avaliação do coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, de janeiro a novembro, os principais destaques ficaram por conta dos grupos “Celulose e Papel”, “Complexo Frigorífico”, “Extrativo Mineral”, “Óleos Vegetais”, “Couros e Peles” e “Siderurgia e Metalurgia Básica”, que, somados representaram 98,1% da receita total das vendas sul-mato-grossenses de produtos industriais ao exterior.

Já no “Complexo Frigorífico”, a receita de exportação de janeiro a novembro de 2017 alcançou o equivalente a US$ 856,1 milhões, um crescimento de 20% em comparação ao mesmo período de 2016. O crescimento observado se deu pelo aumento no preço médio da tonelada, que passou de US$ 2.552 em 2016 para US$ 2.778 em 2017. Também pelo aumento de 10% no volume de carnes comercializadas para Hong Kong, Irã, Estados Unidos, Emirados Árabes e Arábia Saudita.

O grupo de “Óleos Vegetais” fechou 2017 com receita equivalente a US$ 107,2 milhões, indicando queda de 11%, comparada ao ano passado. A Tailândia e Indonésia foram os principais responsáveis pela redução, com uma retração nas compras equivalente US$ 26,3 milhões. “Quanto aos compradores, os principais até o momento são Tailândia, com US$ 42,8 milhões ou 39,9%, Indonésia, com US$ 26,8 milhões ou 25,0%, Holanda, com US$ 12,2 milhões ou 11,4%, Coréia do Sul, com US$ 8,1 milhões ou 7,6%, e França com 6,3 milhões ou 5,9%”, enumerou Ezequiel Resende.

O grupo “Siderurgia e Metalurgia Básica” fechou o período com receita equivalente a US$ 32,4 milhões, um aumento de 122% na comparação com 2016. A elevação das compras feitas pela Argentina e Estados Unidos, que proporcionaram receita adicional de US$ 17,8 milhões, influenciaram o resultado.

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