Faepa Sedia Aula Inaugural do Curso de Multiplicadores Aquícolas Realizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura

Curso gratuito de Aquicultura do MPA na FAEPA incentiva produção sustentável na Amazônia.

Compartilhe:

Paula Catarina de Almeida Costa

Fonte: Ascom Faepa-PA

Nesta quarta-feira, 17 de abril, a Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (FAEPA) foi sede do Curso de Multiplicadores Aquícolas, organizado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), por meio da Secretaria Nacional de Aquicultura.

O curso é totalmente gratuito e trata-se de uma parceria com a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Universidade de Brasília (UNB).

A mesa de abertura reuniu especialistas, produtores e autoridades, entre eles, a Secretária Nacional da Aquicultura - Sra. Tereza Nelma, o superintendente da pesca e aquicultura do Ministério da Pesca e Aquicultura - Rubnilson Lobato, o diretor da Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca do Pará (SEDAP) - Orlando Lobato, o diretor executivo do Instituto Federal do Pará (IFPA) - Fabrício Alho, o produtor e diretor-secretário da FAEPA Alfonso Rio e o sr. Eduardo Arima, produtor de Pirarucu.

A palestra inicial foi efetuada pela Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma, que destacou o potencial paraense para esse tipo de produção, ressaltando ainda oportunidades na produção de ostras, alevinos e camarão. A secretária enfatizou a parceria com o SENAR nacional para a assistência técnica rural como uma das formas de potencializar a aquicultura.

O diretor da FAEPA, Alfonso Rio, ressaltou os desafios enfrentados pelo produtor quanto à regularização ambiental e incentivo à produtividade na região Amazônica. Também, durante o evento, foi enfatizada a necessidade de investimentos em pesquisa e tecnologia para impulsionar o crescimento do setor.

Os produtores rurais presentes reiteraram a importância de reforços tecnológicos para aumentar a produtividade e a competitividade da região, especialmente no contexto global, em que se discute a "transformação azul", referindo-se aos resultados de parceiros da FAO que podem maximizar a contribuição dos sistemas alimentares aquáticos para melhorar a segurança alimentar, nutrição e dietas saudáveis acessíveis.

 

Faepa sedia Aula Inaugural do Curso de Multiplicadores Aquícolas realizado pelo Ministério da Pesca
Faepa sedia Aula Inaugural do Curso de Multiplicadores Aquícolas realizado pelo Ministério da Pesca
Foto 1