Famato participa da abertura do projeto Conexão para Inovação em MT

A Federação foi representada pelos analistas José Cristovão, da área Tributária, e Dione Castro, da área Fundiária e Indígena

12 de agosto 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 08 11 at 16 13 18

Vania Costa

Fonte: Ascom Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) participou, no dia 11 de agosto, da abertura solene do projeto Conexão para a Inovação em Mato Grosso – Sistemas Agroalimentares Sustentáveis, iniciativa que busca integrar governo, universidades e setor produtivo para fortalecer o desenvolvimento do agro por meio da inovação e do empreendedorismo. A Federação foi representada pelos analistas José Cristovão, da área Tributária, e Dione Castro, da área Fundiária e Indígena.

Na foto: José Cristovão, da área Tributária, e Dione Castro, da área Fundiária e Indígena

O projeto, fomentado por emenda parlamentar de R$ 1 milhão destinada pelo senador Wellington Fagundes, é coordenado pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e conta com a participação do Ministério da Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado, do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), de instituições públicas de ensino superior como IFMT, Universidade Federal de Rondonópolis, Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Federal de Mato Grosso, além da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura (Frenlogi).

Com foco na agricultura, agroindústria, agronegócio, serviços e valorização da agricultura familiar, a iniciativa pretende identificar as demandas regionais e transformá-las em soluções tecnológicas e de gestão, com o objetivo de aumentar a produtividade, fortalecer a logística, ampliar a renda local e incentivar cadeias de valor sustentáveis. A meta é promover um modelo de desenvolvimento que una sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Para os analistas da Famato, a participação no projeto reforça o compromisso da entidade com a integração entre ciência e campo, aproximando o conhecimento técnico-científico das realidades dos produtores rurais e contribuindo para um Mato Grosso mais produtivo e sustentável.

A programação prevê encontros regionais de escuta ativa entre os dias 12 e 22 de agosto para ouvir as demandas das diferentes regiões.

Os próximos encontros acontecem em Santo Antônio do Leverger (12/08); Cáceres (13/08); Sinop (15/08); Alta Floresta (18/08); Juara (19/08); Barra do Garças (21/08) e Rondonópolis (22/08).