ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Farm apresenta posicionamento do agro na reunião do CAS
3607f4ac 0a03 45aa bcb0 584a2048a0cb

CNA preside Federação das Associações Rurais do Mercosul

7 de fevereiro 2025
Por CNA

Brasília (07/02/2025) – O vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), Gedeão Pereira, participou, na quinta (6), em Punta del Leste, no Uruguai, da XLIX Reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), que reúne ministros e secretários de Agricultura dos países do Mercosul, Chile e Bolívia.

Gedeão representa a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que atualmente ocupa a presidência rotativa da Farm. Seu mandato vai até setembro de 2025, no sistema de rodízio entre as associações.

Gedeão entregou posicionamentos do agro brasileiro na reunião do CAS Gedeão entregou posicionamentos do agro brasileiro na reunião do CAS

Ao participar da sessão aberta do encontro, que tratou de mecanismos de integração regional, Gedeão entregou um documento de posicionamentos do agro brasileiro para os ministros do CAS.

“Apresentamos nossas colocações e observamos que estamos com uma afinidade muito grande nos temas discutidos, como a COP 30, que será realizada em novembro no Brasil, para defender o agro nas questões ambientais”, destacou.

Ele também falou sobre o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul e necessidade de seguir pressionando a UE para mudar a lei do Desmatamento (EUDR) “Falamos dos desafios e impactos da EUDR, que impõe pesadas restrições no acesso ao mercado europeu, medidas que não são ambientais, mas criadas para proteger o mercado da própria Europa. Existe uma coincidência de pensamentos entre ministros do CAS e o setor privado no rechaço a essas barreiras ao comércio, que ferem nossa soberania nacional”, destacou o presidente da Farm.

Painel sobre a pecuária no Mercosul Painel sobre a pecuária no Mercosul

Gedeão Pereira também participou de um painel sobre a pecuária no Mercosul, que debateu os perfis dos produtores, as inserções internacionais, sustentabilidade, sanidade animal, minimização de riscos e o futuro do setor.

O coordenador de Inteligência e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, também participou do encontro.

Áreas de atuação