Logo CNA

Formiga, em Minas, dá o exemplo em cuidados com as águas
20160401152759 fileid nascentes formiga interna 3 0 654990002015150612011

SENAR Minas promove capacitações em recuperação e proteção de nascentes em parceria com Sindicato Rural e Ministério Público

5 de abril 2016
Por Senar

Dois eventos realizados pelo SENAR Minas, em parceria com o Sindicato Rural de Formiga e Ministério Público, reuniram produtores preocupados com a recuperação e proteção das nascentes em Formiga. As capacitações vieram ao encontro das demandas do projeto Vida Nova Rio Formiga, idealizado por ação popular em parceria com o MP. Esta é apenas uma das ações do projeto, que visa outras mais para a recuperação da bacia do Rio Formiga.

As capacitações atendem uma solicitação da Promotoria do Meio Ambiente, diante das várias ações desencadeadas pelo projeto. O SENAR e o Sindicato Rural são os responsáveis pela parte educativa. Dois meses após o início dos trabalhos eles já foram elogiados pela representante do MP pela ação socioeducativa.

Segundo a mobilizadora Rosa Gontijo, as capacitações são programadas gradativamente para preparar o produtor rural, mediante cada fase do projeto. A primeira delas foi um curso realizado através da FAEMG para a elaboração do CAR (Cadastro Ambiental Rural). Na sequência, foram realizados os cursos sobre recuperação de nascentes. Já está previsto a organização do Seminário Nosso Ambiente e a capacitação sobre recuperação de áreas degradadas.

Os cursos foram realizados na comunidade Padre Trindade, no Sítio Morro Vermelho e na Fazenda Vista Alegre, onde foram protegidas duas nascentes. Em dez dias, o trabalho já apresentava resultados.

Defensores

O professor aposentado José Ivo da Silva, um dos idealizadores do projeto Vida Nova Rio Formiga, está confiante diante dos resultados conquistados com a capacitação. Ele ressalta que a seca dos últimos anos castigou muito o município e que se cada um não fizer a sua parte, todos sofrerão com a falta de água. “Estamos trabalhando nesse projeto piloto sobre as melhores práticas para a recuperação das nascentes e preservação do meio ambiente. As capacitações do SENAR chegaram na hora certa. Todos os participantes estão felizes com o resultado”.

A alegria com o resultado do trabalho é sentida nas declarações do produtor Antônio Leite de Resende, também integrante do projeto: “Esse trabalho tem que ser feito no Brasil todo. As nascentes estão morrendo”. Ainda segundo Antônio, a população sofreu com os três anos de seca. “Vivemos em uma região com bom índice pluviométrico, mas nesse período de seca tivemos que tirar os animais de algumas áreas. Foi sofrido”, relata. Segundo ele, após as práticas adotadas com a capacitação promovida pelo SENAR, a vazão da água nas nascentes dobrou.

Da esquerda para a direita Hudson Faria, o instrutor Alexandre Rodrigues da Silva e o produtor Antonio Leite de Rezende.

Para Antônio, a participação de estudantes na capacitação foi essencial para a troca de ideias, além de simbolizar o futuro. Ele ainda enfatiza que o trabalho realizado, de preservar o entorno das nascentes, é muito fácil. “O simples é sempre mais”.

O projeto para a recuperação da bacia do Rio Formiga conta ainda com outros parceiros, como a Emater, prefeitura minicipal, Unifor (Centro Universitário de Formiga) e agentes financeiros. Um dos objetivos é conseguir fundos para que as ações necessárias possam ser executadas, como a realização de curva de nível em área de 142 km, o que exigirá muito trabalho e verba para a sua realização. “A curva de nível possibilita uma maior e melhor infiltração na água no solo”, ressaltou José Ivo.

Uma nova etapa que deve contar com a parceria do SENAR é a recuperação de pastagens degradadas. “Na pastagem degradada, o solo está duro. Perdemos a infiltração de água”. O projeto ainda visa a produção de água pelos produtores, apoiado por Lei Municipal e ANA (Agência Nacional de Águas), o que vai gerar renda para os mesmos.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas