Paraná
Fotos do clima auxiliam no planejamento da lavoura

Produtor pode encaminhar as imagens pelo site ou app do Sistema FAEP/SENAR-PR. Ferramenta já reúne mais de 400 registros de municípios do Paraná e de outros Estados
Ficar de olho no céu faz parte da rotina dos produtores rurais. Afinal, é preciso estar atento a qualquer mudança no tempo que possa interferir na produtividade das lavouras. Diante dessa preocupação, o Sistema FAEP/SENAR-PR conta com uma ferramenta de previsão do tempo em seu site ( sistemafaep.org.br ) e aplicativo, nos quais os agricultores têm acesso às informações em tempo real dos 5.568 municípios do Brasil.
A seção disponibiliza informações para um período que abrange 30 dias – tempo maior que a média de outros sites, que contam com dados de até 15 dias. Além de acompanhar a previsão do tempo, a ferramenta permite o envio de fotos do clima pelos usuários.
Desde a implantação da funcionalidade, em 2022, já foram publicadas mais de 400 imagens, registradas em diversos municípios do Paraná e até mesmo em outros Estados, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
As fotos são publicadas diariamente e podem ser visualizadas no site e no aplicativo do Sistema FAEP/SENAR-PR, na seção Clima, abaixo do espaço com as informações de previsão do tempo.
Participação dos usuários
O produtor Márcio Rogério Precybelovicz, de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), é o maior colaborador da seção Clima. Desde a implantação da ferramenta de envio de fotos pelos usuários, ele já enviou mais de 50 imagens. “Gosto de postar o clima e registrar os momentos bonitos da natureza”, diz. “É um hobby. Sempre que possível eu faço os registros”, complementa o agricultor, que também costuma postar as fotos no status do WhatsApp e no Instagram.

Foto de Sidnei Cruz de Souza, de Tomazina

Foto de Sérgio Munhoz, de Santa Cecília do Pavão

Foto de Márcio Rogério Precybelovicz, de Contenda

Foto de Keven Willian de Lima, de Faxinal

Foto de Paulo Alves, de Jaguariaíva
Precybelovicz começou a enviar seus registros há um ano, em fevereiro de 2022. Ao entrar no site para baixar o certificado de um curso do SENAR-PR, o produtor descobriu o aplicativo e a possibilidade de enviar as fotos. Foi quando passou a acompanhar a previsão do tempo diariamente pelo aplicativo. “Em época de plantio, ajuda a saber sobre volumes expressivos de chuvas. Desta forma, posso jogar fertilizante antes. Em tempo de colheita, também acompanho, para poder me organizar”, aponta Precybelovicz, que planta soja, milho e feijão.
O técnico do Instituto do Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR--Paraná) Matheus Ribeiro, de Salto do Lontra, na região Sudoeste do Estado, enviou recentemente seu primeiro registro, após descobrir a ferramenta em uma capacitação do SENAR-PR realizada com os agricultores do município. “O instrutor do curso mostrou o aplicativo e eu baixei, pois é muito interessante. Agora estou usando para acompanhar a previsão do tempo e as notícias”, conta.
Com isso, Ribeiro também passou a usar o aplicativo para auxiliar no dia a dia do seu trabalho, repassando informações da previsão do tempo para os agricultores que atende. “Ajuda bastante no manejo das lavouras. O compartilhamento das fotos ainda ajuda a divulgar a ferramenta e a manter os produtores atualizados sobre o clima”, afirma.