Homenagem: Humberto Miranda recebe de Ronaldo Caiado medalha Grã-Cruz, maior honraria do estado de Goiás

Em uma das celebrações mais importantes do estado de Goiás, presidente da FAEB recebeu Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera

30 de julho 2025
Compartilhe:
54689406061 e70ca7a136 k

Ascom Faeb/Senar

Fonte: Ascom Faeb/Senar

Em uma das celebrações mais importantes do estado de Goiás, que é referência no setor agropecuário para o Brasil, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, representada pela medalha Grã-Cruz. Essa homenagem, maior honraria concedida pelo estado, reconhece a trajetória do produtor rural e médico veterinário nascido em Miguel Calmon (BA), que hoje é um dos maiores nomes do setor agropecuário brasileiro, há cinco anos liderando a Faeb.

Humberto Miranda construiu sua trajetória pública e institucional pautada na defesa do setor agro baiano, tendo dedicado décadas à valorização do produtor rural, à formação profissional no campo e ao fortalecimento da representatividade da agropecuária nordestina no cenário nacional. Seu trabalho agora foi reconhecido por um dos estados mais relevantes do Brasil no setor do agronegócio.

Ao receber a homenagem, o presidente da Faeb declarou: “Receber essa comenda das mãos do governador Ronaldo Caiado é uma honra que vai além do reconhecimento pessoal. Representa o reconhecimento do trabalho de milhares de produtores rurais da Bahia e do Nordeste, que diariamente constroem um Brasil mais forte pelo campo. Tenho orgulho de representar milhares de produtores que as suas histórias e a minha possuem algo em comum: resiliência. Goiás e Bahia são estados irmãos no Agro, e essa homenagem reforça a nossa união em torno do progresso, da inovação e da valorização do homem do campo.”

O convite oficial foi feito em nome do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que destacou os relevantes serviços prestados por Miranda em prol do desenvolvimento rural brasileiro e das boas práticas no campo. A condecoração reforça o diálogo interestadual e o respeito mútuo entre lideranças do agro no país.

A cerimônia realizada na cidade de Goiás, que reuniu as maiores autoridades do Estado e os grandes nomes do Agro brasileiro, faz parte das comemorações pelos 298 anos da antiga capital goiana, tradicional no calendário comemorativo do aniversário da cidade de Goiás, que inclui a transferência simbólica da capital para o município.

Sobre Humberto Miranda

É presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), do Conselho Administrativo do Senar Bahia, e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia. Médico Veterinário formado pela Universidade Federal da Bahia, é produtor rural e imortal da Academia Baiana de Medicina Veterinária.

Foi prefeito de Miguel Calmon (BA) entre 2005 e 2008 e vice-prefeito entre 1997 e 2004. Também presidiu a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Miguel Calmon, o Conselho Municipal das Associações Comunitárias Rurais e o Sindicato dos Produtores Rurais da cidade. Atuou ainda como Coordenador Regional da ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) e, antes de assumir a presidência da Faeb, passou pelas funções de diretor, vice-presidente e superintendente adjunto do Senar Bahia.