HUB CNA debate inovação aberta em seminário na Embrapa Agroenergia

Evento foi realizado na quarta (19), em Brasília
Brasília (20/02/2025) – O HUB CNA participou do Innovation Day da Embrapa Agroenergia, na quarta (19), em um encontro que tratou da conexão entre a ciência e o mercado por meio de ações integradas de processo, desenvolvimento e transparência de tecnologia.
A coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel, foi uma das painelistas do debate sobre o papel dos hubs de inovação no evento, realizado em Brasília (DF). Ela apresentou as principais ações voltadas para os produtores rurais e falou da importância da inovação aberta no país.
“Nossa principal diferença está na forma como conectamos tecnologia e campo. Não basta fazer matchmaking, um termo que se refere ao processo de conectar startups com o produtor rural. É preciso validar as soluções em condições reais”, disse.
Segundo Danielle, quando uma tecnologia é testada diretamente na propriedade rural, com o pequeno e o médio produtor, é possível entender seu impacto e viabilidade.
“São essas provas de conceito que nos permitem gerar valor real e transformar a vida do homem do campo, democratizando o acesso à inovação e aumentando a produtividade de forma sustentável”, destacou.
Para o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Alexandre Alonso, a inovação está no DNA da Embrapa. Contudo, o mercado de inovação é muito dinâmico. Praticamente nenhuma empresa é capaz de atuar sozinha no desenvolvimento de uma nova tecnologia e levá-la ao mercado.
“O Innovation Day busca nivelar a equipe da Embrapa Agroenergia no conceito de inovação aberta e em explorar potencial de cooperação, estimulando novos negócios a partir das tecnologias geradas pela Unidade”, explicou Alonso.
O painel que contou com a participação do HUB CNA também teve a presença do especialista Sérgio Gualdi, sócio na Innoscience; Giovana Moreira, coordenadora de Corporates no PwC Agtech Innovation e Rafaela Rosa, gerente de Inovação no Teia (Hub de Inovação da Caixa Econômica).