ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

ICNA apresenta ações e desafios do setor em inovação no agro
Matheus3 EDIT

Tema foi abordado em reunião online realizada na quinta (1º)

2 de agosto 2024
Por Instituto CNA

Brasília (02/08/204) – O Instituto CNA apresentou, na quinta (1º), os principais desafios e ações de inovação no agro brasileiro em reunião da CruX - Comunidade Aberta de Transformação e Inovação - que reúne ecossistemas de inovação de diversos setores da economia.

O Instituto desenvolve estudos e pesquisas sociais e do agronegócio, atendendo a demandas do Sistema CNA/Senar, que trazem contribuição para a formulação de propostas de políticas públicas voltadas para os produtores rurais brasileiros.

O diretor-executivo adjunto do ICNA, Matheus Ferreira, apresentou o trabalho realizado pelo Instituto, as principais iniciativas, ações e projetos e programa para a aplicação de inovação e tecnologia no agro.

Ferreira destacou a importância de participar de fóruns de debates como o da CruX. Segundo ele, é sempre muito produtivo fazer parte de discussões de inovação e tecnologia, que reúne setores diferentes, onde é possível visualizar os desafios do agro de forma mais abrangente.

“Trabalhamos em um universo de cinco milhões de produtores rurais e temos muitos desafios. Pesquisa realizada pelo ICNA aponta que cerca de 40% dos produtores não adotam inovação por falta de conhecimento sobre tecnologias. O Instituto atua na identificação de soluções de inovação e tecnologia e ajuda o produtor rural a aplicá-las da melhor forma no campo, com ganhos de qualidade, produtividade, sustentabilidade e aumento de renda”, destacou Ferreira.

Durante o encontro virtual, ele apresentou os principais desafios do agro identificados em pesquisa realizada pelo Instituto com mais de 12 mil produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para um diagnóstico tecnológico.

“A pesquisa mostra, por exemplo, que 41,2% dos entrevistados enfrentam desafios relacionados aos gastos elevados e escassez de mão de obra qualificada”, destacou.

Projetos e Programas – Em sua apresentação, Ferreira falou detalhadamente sobre os principais projetos e programas. Sobre o HUB CNA, destacou o avanço no trabalho de soluções para o agro, que foi iniciado com quatro startups. “Atualmente, atuamos com 13 startups e a previsão é a de que até dezembro deste ano vamos ampliar para 60 startups, em um novo programa de impulsionamento”, destacou.

Ferreira também falou da inovação aplicada à rastreabilidade animal e da plataforma de soluções em conectividade rural. Ele mostrou, ainda, as ações de digitalização das Indicações Geográficas brasileiras, realizadas com parceiros, que tem o objetivo de garantir qualidade e rastreabilidade para os produtos. Atualmente, o Instituto atua no com a origem controlada do café, com previsão de ampliar as ações para as cadeias produtivas de mel e queijo.

Após a apresentação do diretor-executivo adjunto do ICNA, o líder da comunidade CruX, Guilherme Cruz, destacou a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto. “Estou encantado com o que vocês estão fazendo e temos muito o que compartilhar. Uma reunião muito enriquecedora”, disse.

As comunidades abertas de inovação são formadas por um grupo de pessoas que lidam com inovações específicas, de diferentes perspectivas e expertises, mas que se unem para trocar técnicas e experiências de forma mais abrangente e criarem soluções para os desafios propostos.