HUB CNA certifica 127 startups com soluções voltadas para o agro
Cerimônia do Programa de Impulsionamento de Startups do Agro foi realizada online
Brasília (14/10/2024) – O HUB CNA realizou, na quinta (10), um evento de certificação de 127 empreendedores do Programa de Impulsionamento de Startups do Agro, que visa acelerar o desenvolvimento de empresas de inovação do setor agropecuário nacional.
O programa tem o objetivo de conhecer e ter acesso a tecnologias inovadoras, acessíveis e adaptadas à realidade do produtor rural e levar essas inovações para o campo. É voltado para o desenvolvimento de startups, em qualquer nível de maturidade.
Com a participação de empreendedores e mentores, o evento foi uma verdadeira celebração do potencial inovador das startups que chegaram ao final da trajetória. O evento online foi aberto pelo diretor-executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira, que fez questão de compartilhar sua satisfação e destacou o impacto positivo da jornada.
“Estamos extremamente satisfeitos com a qualidade das ideias apresentadas e os resultados alcançados. Tivemos uma trajetória clara e focada, sempre buscando reduzir a distância entre a tecnologia e os produtores rurais. Isso é fundamental para oferecer soluções que realmente atendam às necessidades do campo", afirmou Matheus.
Ele também expressou otimismo com o futuro das startups certificadas. "Estamos encerrando uma etapa, mas é apenas o começo. Agora, essas startups fazem parte do nosso portfólio, e daremos continuidade, principalmente porque, agora, vocês estão prontos para testar suas soluções. É animador ver as próximas fases se desenhando para melhor atendermos com inovação e tecnologia os produtores rurais", destacou.
A coordenadora do HUB CNA, Danielle Leonel, afirmou que a jornada de aprendizado intensivo, que incluiu encontros semanais e uma carga de mais de 30 horas de imersão. Ela agradeceu o empenho de todos os envolvidos na realização da trilha de aprendizagem e a confiança dos participantes.
“Este foi o maior programa de aceleração do setor agro. Empreendedores destinaram muitas horas de trabalho, dedicação e muita troca de experiências. A jornada foi intensa, mas valeu muito a pena. Desejo muito sucesso a cada um na sua jornada empreendedora", afirmou emocionada.
Experiência – Durante a cerimônia, Sérgio Gualdi, que liderou a apresentação sobre os objetivos estratégicos do programa, detalhou a estrutura da trilha de aprendizagem e os passos que permitiram a evolução das startups.
“Iniciamos a jornada com um diagnóstico que nos permitiu identificar as áreas mais relevantes para impulsionar essas startups de forma estratégica. Foram sete semanas de intensa aprendizagem, divididas em quatro módulos, e hoje estamos certificando 127 startups, das 268 inscritas, que cumpriram todos os requisitos do programa. Um marco importante para o agro brasileiro, que ganha cada vez mais força no cenário de inovação”, explicou Sérgio.
Impacto - Os participantes do programa também puderam compartilhar suas conquistas, desafios e parcerias durante o encontro.
A empreendedora Tânia Coelho expressou seu contentamento com o programa. “Foi uma experiência muito rica. Conseguimos identificar uma dor real do agro e trabalhar em soluções para os produtores rurais. Eu entendi o quanto ainda preciso evoluir, mas também sou grata por essa jornada, que me mostrou que o caminho que escolhi é o mais promissor.”
Pedro Wassem, outro participante do programa certificado, também compartilhou sua visão sobre o aprendizado. “O que aprendemos aqui nós vamos implementar em toda a empresa. Tomaremos as experiências e conhecimentos adquiridos durante essa jornada e aplicaremos na nossa expansão. Os desafios são grandes, especialmente em relação à expansão do nosso negócio, mas estamos prontos para enfrentar os próximos passos”, disse.
Para Priscilla Belo, o programa de mentoria foi um diferencial do programa. “Participei de todos os eventos da trilha, aprendi bastante e fiz vários ajustes. Já havia participado de outras mentorias, mas essa foi excelente, totalmente diferente, com maior acompanhamento e interação”, explicou a empreendedora certificada.
Segundo Danielle, o evento de certificação não apenas celebrou o sucesso das startups que finalizaram o programa, mas também reforçou a importância de unir inovação, tecnologia e conhecimento para transformar o setor agropecuário. “Ao final da cerimônia, o sentimento foi de que, embora essa fase tenha terminado, os próximos passos da jornada são ainda mais promissores”, destacou.