ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Goiás

Inscrições abertas para o dia de campo sobre pecuária de corte em 31/05
Banner Dia de Campo 1800x480

Evento gratuito abordará temas como Produção de volumoso – Pastagem e Silagem; Monta curta e Sistema intensivo de produção precoce

12 de maio 2025

Localizada a cerca de 12 km da cidade de Buriti de Goiás, a Fazenda Canabrava de Baixo é hoje um exemplo concreto de como a união entre tradição familiar e conhecimento técnico pode gerar grandes resultados. Sob a condução do produtor Wedes dos Alves de Oliveira, a propriedade vive uma nova fase graças à assistência técnica e gerencial do Senar Goiás.

Com um rebanho de 186 animais entre vacas e bezerros, além de 20 novilhas precoces, Wedes viu sua forma de produzir se transformar. “Já trabalhei com leite, mas decidi mudar para a pecuária de corte pela praticidade. A assistência do Senar Goiás nos trouxe tecnologia, organização e mais resultado”, afirma o produtor, que faz parte de uma família presente na região desde 1945.

O acompanhamento técnico é realizado por Matusalem José, técnico de campo do Senar Goiás. “A propriedade já apresentava adoção de algumas tecnologias, inclusive tendo sido destaque nacional em premiação da CNA. Dando continuidade ao trabalho, passamos a focar também na intensificação: aumentar a taxa de lotação, melhorar genética, reduzir custos e qualificar ainda mais os processos produtivos”, explica.

Entre as ações implementadas com o apoio do Senar Goiás estão a inseminação artificial, o cruzamento industrial, a terminação precoce de machos e fêmeas, e o manejo de pastagens com adubação e correção do solo. A seleção criteriosa de matrizes tem garantido bezerros mais pesados e produtivos, enquanto o foco na gestão ajuda a enfrentar os desafios do mercado.

“Os preços da arroba variam, os insumos são caros. A gente não consegue controlar o mercado, mas pode controlar os custos da porteira para dentro. E é exatamente aí que o Senar Goiás entra, nos orientando com conhecimento técnico e práticas mais eficientes”, destaca o produtor.

Para apresentar esses avanços e compartilhar experiências com outros produtores, o Senar Goiás promove no dia 31 de maio um grande Dia de Campo na Fazenda Canabrava de Baixo. O evento é uma oportunidade para ver de perto os resultados da assistência técnica e gerencial do Senar, conhecer inovações aplicadas na pecuária de corte e trocar experiências com especialistas e produtores da região. Acesse o site para se inscrever: https://sistemafaeg.com.br/eventos/dia-de-campo-senar-mais-carne-buriti-de-goias.

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag

Matérias Relacionadas