ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Piauí

Jovens aprendizes do Senar Piauí são efetivados antes mesmo de concluir o curso
Whats App Image 2025 02 25 at 16 41 42

Senar reforça seu papel na qualificação e empregabilidade de novos talentos para o agro, setor que não para de crescer

25 de fevereiro 2025

Por: Isolda Monteiro

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Senar Piauí

Três jovens de Uruçuí deram um grande passo em suas carreiras no agro ao serem contratados pelo Grupo Progresso antes mesmo de concluírem o curso de Mecânico de Manutenção de Máquinas Agrícolas, promovido pelo Senar Piauí no Programa Jovem Aprendiz. A história deles é um exemplo de dedicação e oportunidade que o setor oferece.

Whats App Image 2025 02 25 at 16 54 43

Para Mylena dos Santos, a contratação foi uma surpresa. “Quando recebi a notícia, fiquei muito feliz e aceitei na hora!”, conta a jovem, que agora faz parte da equipe de Gente e Gestão da empresa.

Whats App Image 2025 02 25 at 16 54 43 2

Já Rafael José destaca que todo o esforço valeu a pena. “Lembro como se fosse ontem, acordando às 4 da manhã, ansioso para pegar a van às 5h e chegar ao curso. No final, todo o sacrifício foi recompensado. Atribuo esse resultado ao foco, determinação e vontade de crescer”, afirma. No futuro, ele planeja cursar Administração ou Contabilidade para continuar sua ascensão profissional.

Whats App Image 2025 02 25 at 16 54 43 1

Com história semelhante, Jeferson Miranda também reforça a importância da dedicação. “Nunca deixem que digam o que você deve ser. Sonhe alto, mas com os pés no chão. Sempre acreditei que poderia chegar longe e hoje vejo que a fé e o esforço me trouxeram até aqui”, diz o jovem que está atuando como Assistente Comercial da Progresso Agroindustrial.

De acordo com o supervisor Camilo Saraiva, o Grupo Progresso percebeu nos jovens aprendizes qualidades que fazem diferença no mercado. “O que mais nos chamou a atenção foi o interesse em aprender, a proatividade e o sorriso no rosto. Eles demonstraram vontade de estar aqui, de fazer parte”, destaca.

A coordenadora do Programa Jovem Aprendiz no Piauí, Fabiana Batista, ressalta a importância da iniciativa para o setor agropecuário. “A demanda por mão de obra qualificada é crescente. O programa vem justamente para suprir essa necessidade, oferecendo capacitação profissional e facilitando a entrada dos jovens no mercado de trabalho. Os ganhos são enormes para as empresas, para os jovens e para o estado”, explica.

O curso tem carga horária de 960 horas, sendo 480h de teoria e 480h de prática profissional. Com a efetivação desses três jovens, o Senar reforça seu papel na qualificação e empregabilidade de novos talentos para o agro, setor que não para de crescer.