Paraná
Jovens celebram aprendizado com gincana no PR
Por: Comunicação Social - Sistema FAEP/SENAR-PR
Quase 300 alunos do programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) levaram o conhecimento para a prática e de forma lúdica, em Barbosa Ferraz, cidade do Noroeste do Paraná. Eles participaram da gincana técnica “O Desafio”, na qual testaram seu aprendizado por meio de provas específicas, que ajudaram a consolidar o conhecimento compartilhado em sala de aula. De quebra, o evento estimulou habilidades sociais, como trabalho em equipe, delegação de funções e comunicação.
O evento “O Desafio” ocorreu ao longo do dia 29 de junho – das 7 horas às 17 horas –, na Escola Municipal de Atividades Complementares José Arno Turke. Os participantes eram provenientes de 18 turmas do JAA, de 11 cidades da região. Os alunos se dividiram entre três módulos do programa: “Preparando para a Gestão”, “Mecanização Agrícola” e “Pecuária Leiteira”.
“É uma gincana de conhecimento, em que reunimos instrutores, alunos e ex-alunos do JAA. É um evento em que avaliamos todo o conteúdo do programa, como houve a assimilação do conteúdo, como os alunos estão se comportando. Os resultados têm sido incríveis”, define a pedagoga Regiane Hornung, do Departamento de Planejamento e Controle do SENAR-PR.
As provas da gincana se dividiram em duas partes. Em uma delas, estavam os desafios comuns às equipes de todos os módulos, como a “Prova dos Lacres” (em que ganhava mais pontos quem juntasse o maior volume de lacres de latas de alumínio), a “Prova da Frequência” (com pontuação para as turmas em que os alunos somaram menos faltas ao longo do curso) e a “Prova de ex-JAAs” (que previa pontos para quem levasse ao evento mais ex-alunos do programa).
“‘O Desafio’ não ocorre só no dia da gincana, mas começa desde que eles entram no programa. Tem pontuação para as turmas que faltam menos, que têm menos desistências. E a ‘Prova do Lacre’, que os alunos fazem a arrecadação ao longo de todo o programa”, explica João Carlos Gonçalves, instrutor do JAA, do módulo “Mecanização Agrícola”. Outros seis instrutores também participaram do evento.
Leia a matéria completa no Boletim Informativo da FAEP