Júri técnico do Prêmio CNA Brasil avalia salames artesanais
Etapa do concurso ocorreu na sede da Confederação
Brasília (12/04/2023) – O Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 - Charcutaria realizou, na quarta (12), a etapa do júri técnico para avaliar os salames enviados pelos inscritos no concurso promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil em parceria com a Academia da Charcutaria.
Formado por nove especialistas da área, o júri técnico avaliou 32 amostras enviadas de salame tipo italiano. Sete produtores rurais serão classificados de acordo com as maiores pontuações referentes aos atributos sensoriais de qualidade dos embutidos.
O presidente da CNA, João Martins, acompanhou uma parte dos trabalhos dos jurados e falou sobre a importância da iniciativa para produtores rurais de todo o Brasil.
Para o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, o concurso valoriza a produção tradicional e artesanal, além de reconhecer a qualidade dos produtos, em toda a sua cadeia produtiva, e dar visibilidade para o setor em todo o país.
Na abertura do julgamento, o coordenador de Produção Animal da CNA, João Paulo Franco, e a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina da Silva, enfatizaram os critérios estabelecidos no regulamento do prêmio.
As amostras dos salames foram identificadas apenas por um QR Code e código numérico. Cada jurado recebeu um tablet e, ao acessar o código, obteve acesso a um ambiente de avaliação do produto para atribuir as notas.
Após divulgação do resultado técnico, previsto para sexta (14), será realizada a avaliação popular. Esta etapa será realizada durante da Agrishow 2023, no dia 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). A última etapa será a avaliação da história dos produtos que tem, entre outros critérios, a sustentabilidade na produção.
Os cinco primeiros colocados vão receber certificados e premiações em dinheiro que totalizarão R$ 18.000,00.
O Prêmio CNA Brasil Artesanal é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem. Além da charcutaria, já foram premiados queijos artesanais, chocolates artesanais e cachaças de alambique.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte