LEIA AS NOTÍCIAS DO DIA
Transição energética – No estande do Sistema CNA/Senar na Blue Zone, os debates do dia foram dedicados às energias renováveis. Pela manhã, especialistas discutiram a transição energética e, à tarde, os painéis foram sobre o papel do setor agropecuário na descarbonização global.
Especialistas - Já na AgriZone, painéis reuniram especialistas para debater a sustentabilidade da pecuária brasileira.
Sistemas - Pesquisadores da Embrapa discutiram no Pavilhão AgroBrasil, no espaço da AgriZone, as conquistas e os desafios dos sistemas pecuários biodiversos, integrados e em pastos nativos. E apresentaram o documento “Pecuária brasileira: A visão da Embrapa para a COP 30”.
Produção animal - O vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, participou de um debate promovido pelo Ministério da Agricultura, em parceria com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), e abordou a visão das cadeias de produção animal no Brasil, frente às mudanças climáticas, com abordagem da sustentabilidade.
Gedeão falou sobre a participação do Brasil no cenário mundial de produção e exportação de proteína animal e a importância do manejo correto do gado para a redução de gases de efeito estufa. Ele também reforçou a necessidade de investimentos no campo para que o produtor continue produzindo com resiliência.
Sanidade - A CNA se reuniu com a diretora-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), Emmanuelle Soubeyran, para discutir protocolos sanitários e as ações e representatividade do Sistema CNA/Senar. A OMSA demonstrou interesse em ampliar a cooperação com o Brasil para aprimorar padrões sanitários e aprofundar o entendimento sobre a regionalização aplicada aos protocolos adotados no país.
Participaram do encontro os vice-presidentes da CNA, Gedeão Pereira, e Muni Lourenço, os presidentes Faemg, Antonio Pitangui de Salvo, e do Pará Faepa, Carlos Xavier, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol.
Açaí – A CNA e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa) organizaram um dia de campo na Açaí Kaa, indústria de beneficiamento de açaí com foco na modernização da cadeia produtiva.
Representantes de várias entidades, empresas e jornalistas conheceram de perto a tecnologia de produção de caixas plásticas biodegradáveis para transporte do fruto, o açaí em pó e acompanharam a demonstração de colheita robotizada do açaí.
Podcast - As entrevistas para o podcast na Carreta Agro pelo Brasil seguem a todo vapor. No dia da pecuária sustentável, diversos especialistas passaram pelo estúdio para falar sobre carne de baixo carbono, mercado global da carne bovina e investimentos em genética para o produtor de gado de corte e leite melhorar os resultados ambientais, sociais e sustentáveis.