Lideranças do agro compartilham experiências no CNA Jovem
Vencedores de três edições do programa participaram de live, na quinta (13)
Brasília (14/10/2022) – O Sistema CNA/Senar reuniu vencedores de três edições do CNA Jovem – programa de desenvolvimento de lideranças do agro – para compartilharem suas experiências em uma live, na quinta (13).
Os egressos e integrante da Rede CNA Jovem Izaura Sales (2ª edição), Lucas Ingold (3ª edição), Caio Vasconcelos e Lucas Dierings (4ª edição) destacaram as principais mudanças em suas carreiras profissionais depois de terem vivenciado toda a jornada CNA Jovem.
Na abertura da live, a coordenadora nacional do Programa CNA Jovem, Fernanda Nonato, falou da importância da iniciativa para identificar, desenvolver e integrar jovens lideranças do Brasil. “Nosso maior desafio hoje é desenvolver jovens capazes de liderar o futuro do setor agropecuário”.
Segundo Fernanda, é uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal e profissional e de abrir portas para a liderança no setor. “O jovem precisa olhar para dentro de si para saber qual o seu propósito e entender o que o motiva a prosseguir e assim identificar um problema e buscar uma solução”, disse.
A 5ª edição do CNA Jovem está com as inscrições abertas até o dia 30 de outubro no portal www.cnajovem.org.br . O programa tem duração de um ano e pretende capacitar jovens de 22 a 30 anos em técnicas de inovação e liderança, desenvolver competências e prepara-los para exercer a liderança dentro dos seus empreendimentos e nas diversas instituições do setor.
Caio Vasconcellos também é um dos vencedores da 4ª edição do CNA Jovem com o “Projeto InterAgro - Integração de Instituições Rurais cearenses para desenvolvimento do produtor rural”. Hoje ele atua como assessor técnico do Senar Central e durante a live contou um pouco da sua trajetória.
“Me inscrevi na 3ª edição, mas só cheguei até a etapa estadual. Não desisti e me inscrevi novamente para a 4ª edição e fiquei entre os cinco destaques. O CNA Jovem nos dá a oportunidade e a capacidade de desenvolver nosso perfil de liderança em busca da resolução de desafios complexos do setor”, afirmou Caio.
Izaura Sales foi uma das vencedoras da 2ª edição com a iniciativa “Força Jovem Rural: O estímulo ao empreendedorismo rural semeado nas escolas, brota no campo na forma de sucessão rural”. Atualmente ela é gerente de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar do Rio Grande do Norte e preside a Comissão Jovem da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faern).
“Na época em que me inscrevi eu era assistente social e conhecia o agro apenas pelo meu avô que era produtor rural. Então vi o CNA Jovem como uma oportunidade de entender melhor o setor e me capacitar. E foi um divisor de águas. Comecei a me movimentar e passei no processo seletivo do Senar. Nesse cargo consigo fazer o que gosto e melhorar a vida do produtor rural, aliando a assistência social com gestão de pessoas”, disse Izaura.
Lucas Ingold, hoje presidente da Famasul Jovem, integrou o grupo vencedor da 3ª edição do CNA Jovem com o projeto “Sustentar.e: conectando experiências”. Para ele, o programa é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, pois prepara o jovem para a solução de problemas. “Um programa de liderança é destaque para quem está recrutando pessoas para trabalhar”.
Durante a live, Lucas também falou sobre como as experiências do programa foram importantes para lidar com o dia a dia da fazenda. “Logo após o programa, entendi que não se tratava de uma fazenda, mas de uma empresa familiar. A partir do momento em que coloquei na mesa uma nova maneira de enxergar o negócio, começamos a ver novas formas de trabalhar a propriedade”.
Por fim, o consultor em Tecnologia e Gestão Rural no eProdutor, Lucas Dierings, e um dos vencedores da 4ª edição do CNA Jovem com o “Podcast Agro Jovem sobre Gestão, Sucessão Familiar e Mercado”, fez uma exposição sobre sua experiência no programa.
“No início, a gente vai descobrindo nossas forças e fraquezas e percebendo alguns talentos. E se focarmos no nosso melhor, podemos ir mais longe, abrir a mente e encontrar um propósito de vida”.
Lucas explicou a importância do Podcast Agro Jovem em levar informações relevantes para os produtores rurais, como a gestão financeira. “A sucessão familiar fica fragilizada sem a gestão financeira. A comunicação entre pais, filhos e funcionários não é completamente estabelecida. Então ela vem para alavancar a produção agropecuária e torná-la mais eficiente do que já é”.
Assista a live na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=dexXjDAhgT4
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte