Mato Grosso
Líderes sindicais participam em Brasília do 2º módulo da Academia de Liderança
Lideranças sindicais e produtores rurais de 32 municípios mato-grossenses estão na capital federal
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
Foi dada a largada para a mais uma etapa da Academia de Liderança 2023, de iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Os participantes estão em Brasília (DF), no segundo módulo do treinamento, que ocorre entre os dias 09 e 10 de agosto.
O objetivo da Academia de Liderança é desenvolver e aperfeiçoar competências, habilidades e planos de ações de líderes, utilizando os principais pilares de liderança e promovendo o desenvolvimento profissional do produtor rural, de modo a fortalecer o agronegócio e o Sistema Sindical.
Lideranças sindicais e produtores rurais de 32 municípios mato-grossenses se reuniram nesta quarta-feira (09.08), no auditório da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), para dar continuidade à formação de novos líderes do agronegócio.
A abertura do evento foi feita pelo diretor de Relações Institucionais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Ronaldo Vinha, e pelo diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi.
“Iniciamos hoje o segundo módulo da Academia de Liderança e a oportunidade de estamos vivenciando isso aqui em Brasília vai contribuir grandemente com o nosso propósito de capacitar os produtores como novos líderes do agro. Esse intercâmbio é importante para que possamos conhecer de perto o funcionamento, a estrutura e a atuação do Sistema CNA como um todo”, disse Ronaldo Vinha, durante a abertura do encontro.
No período da manhã, os participantes conheceram um pouco mais sobre o funcionamento, a estrutura e atuação do Sistema CNA, Senar Central. As apresentações foram conduzidas pelo diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi; e pelo diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, André Vicente de Sanches.
Fazendo uso da palavra, Lucchi ainda abordou temas como a reforma tributária, renegociação de dívidas rurais, desenvolvimento regional, orçamento público e arcabouço fiscal.
A programação da tarde foi iniciada com a assessora de Relações Institucionais da CNA, Emily Mourão, que abordou a relação existente entre o Sistema e o Congresso Nacional na luta em defesa do setor agropecuário. O acompanhamento das propostas de interesse do setor no Congresso Nacional também foram abordadas pela colaboradora.
Em seguida, a diretora executiva do Instituto CNA (ICNA), Monika Bergamaschi, realizou uma apresentação sobre as ações realizadas pela casa. Já o diretor jurídico da CNA, Rudy Ferraz, discorreu sobre a atuação da entidade junto ao Judiciário pelos interesses do agro brasileiro.
“Essa é uma experiência muito boa para nós, líderes de Sindicatos Rurais e de um movimento que quer ajudar o produtor fazendo o melhor para ele. A troca de ideias entre os diretores e presidentes que aqui estão é fundamental para o nosso conhecimento e aperfeiçoamento. É uma oportunidade da gente absorver o que há de melhor para levarmos e aplicarmos no nosso município”, enfatizou a presidente do Sindicato Rural de Nova Marilândia, Ana Maria Callegari.
Hub CNA Digital — Ainda na tarde desta quarta-feira (09.08), os participantes visitaram o Hub CNA Digital, espaço todo dedicado à inovação do setor agropecuário. A visita foi conduzida pelo coordenador de Inteligência Estratégica do Instituto CNA e pelo gestor do Hub CNA Digital, Heygler de Paula.
Na oportunidade foi discutida a relação entre tecnologia e agropecuária e os líderes ainda puderam conhecer um pouco mais sobre os desenvolvidos pelas startups parceiras do hub.
A programação continua nesta quinta-feira (10/08), com visita na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Instituto Pensar Agro (IPA) e Congresso Nacional.