Mais de 700 pessoas participam do Grande Encontro de Produtores Rurais de Lima Duarte
=O público pode, ainda, visitar exposição de tratores e receber atendimentos de saúde e jurídico
Cerca de 750 produtores, trabalhadores e familiares participaram do 12º Grande Encontro de Produtores Rurais de Lima Duarte, Olaria, Pedro Teixeira e Região, realizado no último sábado (11), em Lima Duarte. A participação superou as expectativas, que era reunir 700 pessoas, de acordo com o mobilizador e gerente administrativo do Sindicato, Ednon Matoso Ramos.
“O que buscamos é uma maior conscientização da classe produtora, a fim de que possamos buscar apoio para mais valorização do leite e de seus derivados. Por isso, inclusive, que estamos trabalhando a popularidade de nossos produtos juntos aos consumidores, por meio de educadores e estudantes das escolas da nossa região, que passam a atuar como disseminadores em suas casas e comunidades”, aponta o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte e idealizador do Grande Encontro, Olivier de Paula Campos, referindo-se ao concurso de desenho, poema, redação e slogan, que teve como tema o leite.
Realizado com alunos dos ensinos Fundamental e Médio e do EJA das redes municipal e estadual, o concurso teve sua primeira edição este ano. A entrega da premiação aos vencedores (um tablet) ocorreu durante o evento. Além disso, todos os alunos participantes do concurso receberam uma lembrança do Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte.
Olivier destaca, ainda, a importância do evento para unificar produtores em prol da busca de recursos via poderes municipal, estadual e federal.
Sucessão no Campo
A primeira palestra da tarde foi proferida pelo assessor de Planejamento do SENAR Minas, Celso Furtado Júnior (na foto abaixo), que abordou a “Sucessão no Campo – um desafio da agropecuária contemporânea”. Na ocasião, foi apresentado o projeto Sucessão no Campo, desenvolvido pelo SENAR. “A descontinuidade do negócio familiar no campo, em algumas situações está relacionada com falta de interesse pela atividade, o desconhecimento do potencial do agronegócio, baixo investimento em instrumentos de gestão, restrição financeira para investir na atividade e ausência de um processo sucessório familiar orientado. Com o projeto, estamos colaborando para reverter esse quadro, no sentido de formar sucessores e não herdeiros”, destaca o Assessor de Planejamento.
Segundo Celso, o Sucessão no Campo, lançado como projeto-piloto em Coromandel, já foi apresentado a Olivier, que solicitou sua implantação, em 2018, em Lima Duarte. “Com o Sucessão no Campo, pretendemos estimular a permanência do jovem no campo – vital para preservar a continuidade do negócio familiar, e a formação de uma nova geração de empreendedores rurais frente ao potencial e oportunidades do agronegócio”, explica Furtado.
Benefícios do leite
A segunda palestra da tarde foi conduzida pela médica veterinária Flávia Fontes, doutora em Nutrição Animal e editora da revista Leite Integral. Ela destacou os benefícios a diferentes faixas etárias trazidos pelo consumo de leite de vaca. “Rico em cálcio, o leite ajuda a prevenir fraturas em crianças, além de prevenir infecções. Nos adultos, proporciona dentes saudáveis, pele e cabelos bonitos, auxilia no controle de peso, hidrata, além de reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual nas mulheres. Já com relação aos idosos, o leite previne a osteoporose e doenças como Alzheimer e Parkinson”.
Aprendizado
Participando do Grande Encontro de Produtores Rurais pelo oitavo ano, o produtor de leite José Ramon de Paula, de Lima Duarte, aponta a importância do evento. “A união entre os produtores é pequena, assim, esse evento proporciona o encontro e as palestras sempre trazem bons ensinamentos”.
Para o diretor da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, Paulo Afonso, parceira do Sindicato na realização do concurso de desenho, poema, redação e slogan, o trabalho conjunto é uma oportunidade de fazer algo diferente. “Com o modelo de escolas que temos, são poucas as oportunidades de fazer algo inovador. Quando fomos procurados pelo Sindicato, abraçamos a ideia, assim como estamos sempre disponíveis quanto à cessão de espaço para a realização de cursos do SENAR Minas”.
Leite e derivados
Tendo como tema o leite, o Grande Encontro expôs diversos derivados, entre queijos, manteigas e doces de leite, produzidos em laticínios da região. Muitos desses produtos são resultados do trabalho de ex-alunos de cursos ministrados pelo SENAR Minas.
Ao longo de toda a tarde foram sorteados vários prêmios, como bicicletas, cestas de produtos derivados do leite, entre outros. Além disso, os participantes puderam se deliciar com iogurtes, leite, queijos, bolos e broas. O público pôde, ainda, visitar exposição de tratores e receber atendimentos de saúde e jurídico.
Estiveram presentes os presidentes dos sindicatos de produtores rurais de Bom Jardim de Minas, Francelino Nonato de Paula; Mar de Espanha, Marion Ferreira Gomes; e de Rio Pomba, José Alfredo Quintão Furtado; além do ex-presidente do sindicato de Rio Preto, Álvaro Luiz Carvalho de Oliveira.
O evento, que teve sua primeira edição desenvolvida em 2004, é resultado da parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Lima Duarte, de Olaria e de Pedro Teixeira e o Sistema FAEMG / SENAR. O encontro foi promovido no Centro Esportivo Lincoln Moreira Duque.