Logo CNA

Manejo de pomar é tema de treinamento do SENAR/SC em Canoinhas
03 17 0 870513002015150611921

A correta adubação do solo, o controle de poda e a adequada irrigação são medidas essenciais no manejo da plantação de pomares

18 de abril 2016
Por Senar

A correta adubação do solo, o controle de poda e a adequada irrigação são medidas essenciais no manejo da plantação de pomares. Ao observar esses detalhes e conhecer técnicas eficientes, o produtor garante a safra de sua propriedade.

Para auxiliar os empresários rurais neste processo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) com apoio do Sindicato Rural de Canoinhas e da Prefeitura, promoveram o treinamento de fruticultura – manejo do pomar, na comunidade de Paula Pereira no município de Canoinhas.

De acordo com a supervisora do SENAR/SC na região norte, Carine Weiss Carneiro, os participantes aprenderam sobre a produção de frutíferas de clima tropical e temperado. “Os moradores e técnicos receberam informações sobre segurança e saúde no trabalho – prevenção de acidentes, cuidados com o meio ambiente, preparo das mudas, plantio, condução, poda de formação e adubação”, ressaltou.

No treinamento, o instrutor Ricardo Costa explicou que a adubação depende da análise de solo e das folhas. O processo pode ser feito em três fases: plantio, formação ou produção. “O produtor precisa observar que a quantidade aplicada deve suprir as necessidades da planta para crescimento, formação e produção. Por isso, recomendamos aplicação dividida em três ou quatro vezes, durante o período chuvoso”, comentou.

Para uma produção de frutos adequada, o recomendado é a prática da poda, que visa controlar a forma e altura da planta para incentivar um desenvolvimento rápido dos frutos. “A poda permite uma maior entrada de luz no interior da copa o que melhora a fitossanidade das plantas”, explicou. "A qualificação subsidiou os técnicos, que trabalham com educação no campo com jovens e crianças. Também foi importante para transmitir informações às futuras gerações de agricultores da região do planalto norte catarinense”, observou Ricardo Costa.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas