Tocantins
Manejo e aplicação de vacinas contra brucelose em Porto Nacional
Manejo sanitário de bovinos de corte é de fundamental importância na condução dos sistemas de produção
Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar
Com intuito de capacitar trabalhadores rurais para atuarem na imunização de rebanhos contra brucelose, o Senar levou o curso “Manejo e aplicação de vacinas contra Brucelose” no município de Porto Nacional. A melhor forma de prevenir o rebanho contra a infecção é com a vacinação, de dose única e apenas nas fêmeas.
O treinamento foi ofertado para 14 participantes. “Com esta capacitação, o produtor irá diminuir os custos, gerando renda. Ao invés de pagar um vacinador para ir à fazenda, ele mesmo poderá aplicar”, disse a mobilizadora, Adelaine Rodrigues.
Dentro do conteúdo programático, são abordadas temáticas sobre a doença, sinais clínicos em bovinos, formas de acondicionamento, manipulação e aplicação correta da vacina.
O manejo sanitário de bovinos de corte é de fundamental importância na condução dos sistemas de produção para evitar a disseminação de doenças dentro do rebanho, causando prejuízos econômicos ao sistema.
A primeira etapa da vacinação de 2023 já está em andamento, e os produtores têm até o dia 31 de maio para imunizar seus rebanhos. O curso “Trabalhador no manejo e aplicação de vacinas contra Brucelose”, tem duração de 24 horas e apresenta técnicas de cuidado para não causar danos e lesões ao animal, bem como, precauções no transporte, conservação, manuseio das vacinas e aquisição das mesmas no comércio especializado.