Manejo para a produção leiteira é tema de Dia de Campo na Paraíba
Sertão Empreendedor orienta sobre técnicas de melhoramento de gestão e produção
O produtor João Henrique recebeu em sua propriedade a última edição do Dia do Campo, do Programa Sertão Empreendedor no dia 25 de novembro. Ele e outros produtores da cidade de Boa Ventura, localizada na região do semiárido paraibano, vem se destacando na produção de bovinocultura de leite através do acompanhamento do programa, que é uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural enar-PB com o SEBRAE.
O Sítio Barrenta tem mais de 12 hectares, dos quais quatro são utilizados para o plantio de sorgo e palma, que compõem a alimentação das dez vacas leiteiras que ali vivem. A produção delas já atinge uma média recorde para a região do semiárido, conseguindo produzir 180 litros de leite por dia, enquanto outros produtores com a mesma quantidade de animais produzem em média 40 litros.
Isso acontece graças à metodologia de acompanhamento dos técnicos do Programa Sertão Empreendedor, que orienta aos produtores sobre técnicas de melhoramento de gestão e produção, incluindo o manejo sanitário, a alimentação e genética animal, que são três elementos básicos para a boa produção leiteira.
Arcôncio Pereira, Técnico de campo do programa explica que na propriedade de João Henrique teve que investir em necessidades básicas. “Aqui praticamente começamos do zero. Fizemos toda a base alimentar com a palma e a implementação do pasto rotacionado e o plantio de sorgo por gotejo para a realização de silagem”, destacou.
Para mostrar os resultados desse trabalho e orientar a outros produtores interessados na metodologia do programa que o Dia de Campo Boa Ventura aconteceu. Lá foram realizadas palestras e demonstrações práticas sobre as técnicas implantadas no Sertão Empreendedor. O gestor do programa, Mucio Monteiro, fala que “o principal objetivo é disseminar o conhecimento para melhoria da qualidade de vida no semiárido e nesse contexto o SENAR-PB auxilia na capacitação do homem do campo”, disse.
Entre os produtores que participaram do Dia do Campo no Sítio Barrenta está o senhor Francisco Pereira, que iniciou na atividade de bovinocultura de leite recentemente. Ele conta o quanto foi válido participar da ação. “Eu achei muito proveitoso todas as orientações que vi aqui. Estou começando agora, mas minha participação aqui foi ótima pois já consegui visualizar o que pode e deve ser feito para conseguir uma boa produção”, falou.
Os próximos encontros já estão agendados e beneficiarão pessoas da região das cidades paraibanas de Fagundes (dia 30/11 no Sítio Salvador), Barra de Santana (01/12 no Sítio Lagoa do Boi) e Catolé do Rocha (dia 03/12 no Sítio São José).
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEPA-PB/SENAR
http://www.senarpb.com.br/