Mapa lança Plano Nacional para fomentar a produção de feijão e pulses
Brasília/DF (20/06/2018) – Para aumentar a produção e ampliar o potencial de exportação de leguminosas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou, nesta quarta (20), o Plano Nacional de Desenvolvimento da Cadeia do Feijão e Pulses, que são a lentilha, grão-de-bico e ervilha.
O plano é resultado do trabalho conjunto entre o Mapa, Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP), do Instituto Brasileiro do Feijão e Pulses (Ibrafe) com o apoio do Sistema CNA/Senar e de entidades do setor.
Para o presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Luís Alberto Moraes Novaes, o plano vai contribuir para a inserção desses produtos em outros mercados, já que a produção atual é voltada ao mercado interno.
“O feijão é uma das representações da cultura brasileira e impulsionar a produção desse produto é extremamente relevante. A possibilidade da diversificação e o rotacionamento de culturas tornará o sistema mais sustentável, além de ser uma grande oportunidade para gerar retorno econômico para os produtores rurais brasileiros”, disse Novaes, acrescentando que o consumo de feijão-preto, lentilha, grão-de-bico depende de importação.
Entre as metas do plano está o aumento do consumo de feijão no Brasil em 5 quilos per capita por ano e a elevação da exportação em 500 mil toneladas anuais até 2028 de feijões e pulses. Também constam no estudo, o incremento em 20% da produção de variedades diversificadas de pulses, para abastecimento dos mercados interno e externo.
Durante o lançamento, o Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, assinou documentos oficiais para a criação de um comitê gestor e alterou o nome da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão para Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão para e Pulses.
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Fotos: Paulo Lázaro/Mapa
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA