Mapeamento de startups do agro vai ajudar a superar alguns desafios do setor, diz coordenadora do Hub CNA Digital
Tema foi abordado durante lançamento de estudo, em parceria com Liga Ventures e Bunge
Brasília (31/01/2024) – A coordenadora do Hub CNA Digital, Danielle Leonel, afirmou que o mapeamento das startups do agro na América Latina vai contribuir para o setor superar alguns dos principais desafios dos produtores rurais brasileiros.
O assunto foi discutido na terça (30), durante o webinar de lançamento do estudo, promovido pela Liga Ventures, em parceria com o Hub CNA Digital e Bunge. O mapeamento identificou 977 startups ativas na América Latina em 22 categorias de soluções. Dessas, 809 são brasileiras.
“O campo brasileiro tem inúmeras realidades e o foco das tecnologias para atender os produtores rurais pode variar de acordo com as necessidades e características de cada região do país. Vamos mapear com o produtor rural quais são suas dores para priorizar as necessidades e buscar soluções entregando valor na ponta”, destacou Danielle.
Segundo ela, a falta de conectividade no campo, além da rastreabilidade das cadeias produtivas e a identificação individual de bovinos são alguns dos desafios que as startups podem ajudar a resolver.
“Estamos realizando investimentos em sete startups que entregam valor diretamente para os produtores rurais. E, em 2024, planejamos expandir nossa atuação em todo o ecossistema de inovação do Brasil. Para isso, acelerar 50 negócios inovadores nas cinco regiões do país e realizar um novo levantamento dos desafios enfrentados pelos produtores em alguns estados.”
Ela ressalta que a ideia não é sobrepor as iniciativas do Hub CNA às de outros hubs de inovação já consolidados no setor. “Nosso objetivo é complementar as atividades desses ambientes, concentrando nossas ações no produtor rural, levando em consideração a capilaridade que temos nas propriedades rurais presentes em todo o país”.
A coordenadora explicou que, em 2024, o Hub CNA Digital também irá financiar pelo menos 10 projetos pilotos, em diferentes cadeias produtivas, para levar soluções e tecnologias ao campo. “Vamos priorizar dores e desafios, buscar soluções, testar, analisar resultados e, em caso de resultado positivo, levar as soluções para o máximo de produtores rurais possíveis”.
Na avaliação de Danielle Leonel, os investimentos em inovação no agro, nos próximos anos, serão direcionados principalmente ao avanço da agricultura de precisão e da digitalização. Isso inclui o uso de drones análise de Big Data, Internet das Coisas e Inteligência Artificial para análise preditiva e tecnologias com foco em práticas agrícolas sustentáveis.
“Precisamos melhorar a adoção de tecnologias para os pequenos e médios produtores rurais e, para isso, é fundamental estabelecer parceria entre setor privado, governo e universidades e, assim, levar a digitalização para o campo.”
De acordo com o mapeamento das startups, entre janeiro de 2022 e dezembro de 2023, o setor movimentou mais de 3 bilhões de reais. As startups de serviços financeiros e agricultura de baixo carbono tiveram a maior participação no montante investido no período.
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