Núcleo de Relações Institucionais da CNA discute ações no Legislativo

Encontro aconteceu de forma híbrida, na quinta (4)

Por CNA 4 de dezembro 2025
Compartilhe:
Reuniao ari

Brasília (04/12/2025) – O Núcleo de Relações Institucionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), se reuniu, na quinta (4), com a participação das federações estaduais de agricultura e pecuária, para discutir a atuação conjunta em 2025 e um panorama estratégico para 2026, considerando o calendário legislativo reduzido em razão do ano eleitoral.

O presidente da Comissão de Assuntos Fundiários da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, participou da reunião e destacou a importância dos estados em temas como regularização fundiária e faixas de fronteira.

“Quando tratamos de regularização fundiária e faixa de fronteira, estamos falando de temas que exigem uma atuação firme das nossas representações estaduais. Fortalecer as federações e consolidar o controle estratégico nos municípios é essencial para alcançar capacidade de ação e, consequentemente, reforçar a atuação da CNA”, ressaltou.

A chefe da assessoria de Relações Institucionais da CNA, Mírian Vaz, falou sobre o papel fundamental da atuação integrada nos resultados alcançados ao longo do ano.

“A qualidade do trabalho desenvolvido pelos Estados nos seus respectivos temas foi decisiva para nossas mobilizações e para as conquistas e avanços do agro. Esse esforço coletivo fortalece toda a nossa atuação institucional”, afirmou.

Ao longo de 2025, as mobilizações do setor resultaram em nove avanços relevantes no Congresso Nacional. Entre eles estão a aprovação da reciprocidade ambiental; a aprovação de diferentes etapas do licenciamento ambiental, e o avanço de proposições sobre a regularização de títulos em faixa de fronteira.

Também houve progresso na proposta de modernização do seguro rural, e na contratação de trabalhadores safristas. A expectativa para 2026 é que esses temas possam avançar ainda mais no Congresso Nacional.

Durante o encontro, também foram destacadas outras conquistas legislativas do agro neste ano.

Áreas de atuação relacionadas