Espírito Santo
Notícias
O melhor Conilon do Brasil é capixaba
Espírito Santo é bicampeão no Coffee of the Year
Por: Comunicação Senar-ES
Fonte: Governo do Estado / Seag / Senar-ES
O café conilon do Espírito Santo é novamente o melhor do País. Na noite desta sexta-feira (22) foram conhecidos os vencedores do concurso Coffee of the Year 2019, durante o encerramento da Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte (MG). Sob gritos e aplausos, o agricultor Luiz Claudio de Souza foi levado nos braços para receber o troféu. O cafeicultor do município de Muqui recebeu a premiação representando a esposa, Neuza de Souza, que conquistou o primeiro lugar na categoria canéfora (conilon).
"A emoção de ser bicampeão do concurso é dobrada e aumenta a responsabilidade. Quero motivar outros cafeicultores com essa premiação, para aumentarmos o volume de produção, porque o mercado está crescendo. O conilon está ganhando cada vez mais espaço e provamos que ele é tão bom quanto o arábica", comemorou o produtor.
Luiz Cláudio e a esposa Neuza participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), em parceria com a Cooperativa Cafesul, que os auxilia na gestão da propriedade e na condução da lavoura.
"Com o trabalho do Senar-ES consigo fazer uma condução da lavoura mais direcionada, para fornecer tudo o que é preciso pra que as plantas devolvam pra gente todo o seu potencial de doçura, sabor e aromas, que são essenciais para produzirmos café de qualidade", revelou Luiz Cláudio.
Segundo o técnico de campo do Senar-ES, Igor Peron, desde o início da Assistência Técnica e Gerencial até agora algumas mudanças foram feitas na propriedade do senhor Luiz Cláudio. "Fizemos adequações ambientais, iniciamos a produção de café orgânico e estamos investindo cada vez mais na inserção de matéria orgânica no solo para agregar ainda mais qualidade aos seus cafés", explica Igor.
O Espírito Santo também conquistou o segundo lugar na categoria arábica com o produtor Leidiomar Menegueti, do Sítio Rancho Dantas, de Brejetuba. Além deles, o Estado ficou com o terceiro lugar na categoria canéfora. Todas as quatro amostras capixabas de arábica classificadas entre as 25 finalistas ficaram entre os dez primeiros colocados, reforçando a qualidade do café produzido em solo capixaba.
Outros prêmios
O Espírito Santo fechou o pódio vencendo os três primeiros lugares na categoria conilon do 5º Torneio de Café Fair Trade do Brasil, uma certificação internacional de qualidade. Luiz Claudio de Souza, produtor de café conilon em Muqui, foi o primeiro colocado. Aliciana de Castro Mauri, de Jerônimo Monteiro e Daiana Souza Carrari, de Muqui, ambas do "Pó de Mulheres", ficaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.