Tocantins
Outubro Rosa é lembrado todos os anos no Senar
Programa Especial Saúde da Mulher Rural, dissemina informações e incentiva mulheres na prevenção do câncer de mama e útero no Tocantins
Por: Assessoria de Comunicação FAET/SENAR Tocantins
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/TO), esteve presente na caminhada Outubro Rosa, realizada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e o SEBRAE, o intuído dessa ação foi unir força com aquelas mulheres que vem enfrentando os tratamentos e também despertar e conscientizar a todos sobre a importância dos exames de rotina e a prevenção.
A superintendente do SENAR Tocantins, Rayley Luzza, apoiou a iniciativa da Liga Feminina e levou um grupo com 42 mulheres colaboradoras do SENAR, para participar da corrida. "É uma oportunidade para unirmos forças contra essa doença que atinge muitas mulheres. A mensagem principal da caminhada é que as mulheres devem se cuidar, praticar atividades físicas e buscar viver bem", comentou Rayley.
“O Trabalho de prevenção do câncer de colo de útero já é realizado pelo SENAR a mais de 10 anos no Estado do Tocantins, com a nossa carreta móvel, equipada com 2 consultórios, onde atendemos até 200 mulheres por dia e entregamos os resultados dos exames em até 30 dias. ” Finalizou Rayley.
Programa Especial Saúde da Mulher Rural
O Programa Saúde da Mulher Rural tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde Secretarias de Saúde e prefeituras.
As ações têm como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, questões de gênero, violência doméstica, prevenção do câncer do colo do útero, da mama, das doenças sexualmente transmissíveis, entre outros, com o intuito de promover o controle de fatores de riscos que afetam diretamente a saúde da mulher rural.
Este Programa pretende sensibilizar e empoderar as mulheres do meio rural para escolhas corretas a fim de promover a saúde física e mental, bem como mudanças de comportamentos que impactam na qualidade de vida individual e coletiva.