Logo CNA

Pesquisadores do Nordeste realizam treinamento sobre Palma Forrageira no Norte de Minas
20170825163642 fileid curso instrutores interna 0 83235100 1515060877

Atividade faz parte do programa Palmas para Minas do Sistema FAEMG/SENAR

28 de agosto 2017
Por Senar

Cerca de 40 profissionais, entre eles instrutores do SENAR Minas, técnicos da FAEMG, Emater, Epamig, Sebrae, Unimontes, IFNMG, dentre outros parceiros do "Programa Palmas para Minas", participaram em Nova Porteirinha de capacitação técnica sobre a Palma Forrageira.

Eles vão trabalhar em capacitações, treinamentos e dar assistência técnica aos produtores no plantio de lavouras de palmas, que serão usadas no reforço alimentar dos animais nas propriedades rurais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, que vivem a pior seca dos últimos 40 anos.

O programa "Palmas para Minas” foi lançado oficialmente pelo Sistema FAEMG em Julho deste ano durante a Exposição Agropecuária de Montes Claros, e conta com a parceria de 15 instituições. O coordenador de Formação Profissional Rural (FPR) do SENAR Minas, Luiz Ronilson Paiva, o gerente regional do SENAR em Montes Claros, Dirceu Martins, e Caio Coimbra, analista da FAEMG, acompanharam o treinamento, que contou com palestras ministradas pelos pesquisadores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Djalma Cordeiro dos Santos e Marcelo de Andrade Ferreira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Os técnicos foram orientados sobre a fisiologia, variedades, espécie e plantio da palma; controle de ervas, pragas e doenças; cálculo de dietas, adubação, colheita e formas de uso da palma. Modelo físico de propriedades com alimentação a base de palma para bovinos e caprinos e também tiveram prática em campo.

Para o instrutor de Alimentação e Nutrição Animal Fernando Etiene Pinheiro, a capacitação proporcionou um melhor conhecimento sobre o cenário do agronegócio no contexto social, econômico e climático. Segundo ele, reconhecer as necessidades de mudanças adequadas e tomar atitudes sensatas são passos importantes e determinantes para mudar a realidade atual da região, que é bastante difícil e árdua, “apesar das perspectivas de um futuro promissor”, avalia.

"O treinamento foi importante para nós, que atuamos no Norte de Minas, pois nos proporcionou pensar no semiárido, mais especificamente, e refletir sobre a magnitude e seriedade do programa. Percebemos nos estudos preliminares que a palma, com sua alta produtividade, boa tolerância à seca e seu bom perfil nutricional, pode se tornar uma ótima alternativa para o futuro da pecuária regional ", disse o instrutor.

Para o gerente Dirceu Martins, a capacitação dos técnicos foi importante, pois levantou aspectos relevantes sobre a adaptação da cultura na região e, agora, cada parceiro, dentro de sua habilidade, vai construir um caminho para avançar no Programa Palmas para Minas, “contribuindo assim, com os produtores rurais e viabilizando mais uma alternativa de convivência com o Semiárido”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas