Premiação do Agrinho 2025 reúne centenas de participantes no Centro de Eventos do Ceará

Edição 2025 destaca sustentabilidade, inovação e participação de mais de 80 mil estudantes cearenses

3 de dezembro 2025
Compartilhe:
Agrinho1

Bruno Cabral

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Faec/Senar

A solenidade de premiação do Programa Agrinho 2025 reuniu, na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, no Centro de Eventos do Ceará, centenas de alunos, professores, prefeitos e representantes educacionais de 69 municípios cearenses para celebrar os projetos finalistas desta edição. O evento, realizado pelo Sistema Faec/Senar, destacou os resultados de uma das maiores iniciativas de educação voltada ao meio rural no Brasil.

Agrinho3

Com o tema “Meio Ambiente - Tecendo conexões: Ciência, Inovação e Ética”, esta edição contou com a participação de 69 municípios, envolvendo 690 escolas, 5.969 professores e 82.339 alunos do 2º ao 9º ano. Ao todo, mais de 3 mil trabalhos foram inscritos nas categorias Desenho, Redação, Experiência Pedagógica e Município Agrinho.

Durante a cerimônia, dezenas de estudantes e educadores receberam prêmios como TVs, notebooks, bicicletas, datashows, tablets, motocicletas, impressoras e computadores. O destaque da manhã foi o município de Russas, vencedor do primeiro lugar na categoria Município Agrinho.

Agrinho4 Amilcar Silveira

Em seu discurso, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, ressaltou o impacto do programa nas comunidades rurais. “O Agrinho é muito importante para nós. Buscamos transmitir para os alunos das escolas rurais conhecimentos voltados ao desenvolvimento sustentável no campo. No próximo ano vamos fazer um evento ainda maior”, afirmou.

O Programa Agrinho possui uma grade pedagógica que aborda temas como saúde, meio ambiente, cidadania e cooperativismo, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes e fortalecendo práticas educativas voltadas à sustentabilidade. A solenidade foi promovida pelo Senar Ceará, em parceria com o Sebrae Ceará e o Instituto Tortuga, e contou com o apoio do Governo do Ceará e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Agrinho5