Presidente da CNA participa de sessão solene pelos 60 anos da Faeb

Homenagem aconteceu na segunda (13), em Salvador (BA)

Por CNA 13 de outubro 2025
Compartilhe:
IMG 9294

Brasília (13/10/2025) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, na segunda (13), em Salvador, de sessão solene em homenagem aos 60 anos da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb).

A solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a partir de uma iniciativa do deputado estadual Paulo Câmara.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Faeb, Humberto Miranda, parlamentares, representantes do governo estadual, lideranças regionais, sindicatos, produtores rurais, diretores e colaboradores do Sistema Faeb/Senar.

João Martins comandou a Faeb de 2000 a 2018 e lembrou que, na sua gestão, houve “uma grande mudança da pecuária da Bahia”.

Ele também destacou o trabalho do Sistema CNA/Senar com a assistência técnica e gerencial (ATeG), que hoje atende mais de 500 mil produtores rurais melhorando a gestão e a rentabilidade nas propriedades rurais.

“Isso só foi possível porque nós temos entre agrônomos, veterinários e técnicos de campo, 17 mil pessoas que trabalham com a gente”.

Martins também mencionou o recém-inaugurado Centro de Excelência em Zootecnia, em Feira de Santana (BA), como uma unidade estratégica para a pecuária nacional e para a Bahia.

Sessão solene em homenagem aos 60 anos da Faeb. Fotos: Divulgação Sessão solene em homenagem aos 60 anos da Faeb. Fotos: Divulgação

O presidente da Faeb, Humberto Miranda, também participou da sessão solene e destacou as transformações do setor ao longo de seis décadas.

“O Brasil há 60 anos comprava alimentos e hoje nós exportamos para mais de 190 países. Mais de 1 bilhão de pessoas consomem algo produzido no Brasil. Essa foi a mudança mais significativa”.

Segundo ele, os fatores que mais contribuíram para transformar o setor foram a inovação, tecnologia e a ciência trazida pela Embrapa.

O deputado estadual Paulo Câmara, autor do requerimento da sessão solene, ressaltou a importância da Federação e elogiou a trajetória de João Martins à frente da Faeb e da CNA.

“Durante sua gestão, foram criados programas que se tornaram referência e melhoraram a vida de milhares de produtores rurais”.

O parlamentar ressaltou, ainda, a importância da reeleição de João Martins para mais um mandato à frente da presidência da CNA, por unanimidade pelas 27 federações estaduais de agricultura e pecuária.

“É um orgulho para o nosso Brasil e para todos nós baianos. Esse reconhecimento é a prova da sua liderança, credibilidade e incansável dedicação ao agronegócio brasileiro”, completou Paulo Câmara.