Presidente da CNA recebe delegação de deputados do Parlamento Europeu

Comitiva está em missão no Brasil para uma série de compromissos com o governo e o setor privado

Por CNA 28 de outubro 2025
Compartilhe:
54886282062 75463beccd k

Brasília (28/10/2025) – O presidente da CNA, João Martins, recebeu na noite de terça (28), na sede da entidade, a visita de uma delegação de deputados da Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu.

A comitiva, composta por cerca de 30 participantes, está em missão no Brasil de segunda (27) a quinta (30) para uma série de compromissos e reuniões com o governo brasileiro e o setor privado.

Durante visita à CNA, João Martins agradeceu a presença dos europeus e destacou a importância de estreitar as relações entre o Brasil e os países da União Europeia. Em sua fala, Martins ressaltou o trabalho dos produtores rurais e a dimensão do agro brasileiro, impulsionado pela tecnologia, pesquisa e inovação.

Imagem

O presidente disse ainda que, apesar dos desafios globais, é possível construir uma relação de troca entre os países. Ele também falou da atuação internacional da CNA, por meio dos escritórios em Dubai, Xangai e Singapura. “Nós acreditamos que o comércio internacional é bilateral. Nesse mundo moderno, não há mais espaço para hostilidade”, concluiu.

Em seguida, a chefe da missão, deputada Veronika Vrecionova, agradeceu o convite e afirmou que a vinda ao Brasil é um preparo para uma discussão complexa sobre o acordo Mercosul-União Europeia. “Apesar das opiniões divergentes do grupo, estamos abertos à discussão, pois valorizamos a boa cooperação com o Brasil. A partir dessa missão, esperamos levar respostas para as nossas preocupações”.

Imagem

O vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, informou que há algumas décadas o Brasil descobriu a agricultura tropical e se tornou uma potência agrícola, com capacidade de plantar até três safras por ano, considerada um diferencial competitivo no cenário mundial. Ele destacou que o país busca um cenário de parceria com a União Europeia para atender às necessidades globais e que o Brasil deve ser visto como um país para a solução alimentar e energética.

Gedeão concluiu que é preciso olhar para a agricultura brasileira como algo que pode somar ao mundo. "Temos que discutir de que forma o país pode contribuir, levando soluções sustentáveis para outros países".

Imagem

Já o chefe adjunto da Delegação da União Europeia, Jean-Pierre Bou, ressaltou que a visita é uma excelente oportunidade para discutir a agricultura do Brasil e conhecer de perto a realidade dos produtores. Destacou que existem desafios globais, como a insegurança alimentar, e que União Europeia e o Mercosul podem colaborar e compartilhar experiências. Segundo ele, é possível trabalhar juntos para enfrentar esses desafios.

Imagem

Durante o encontro, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, fez uma apresentação institucional do Sistema CNA/Senar, ressaltou a relevância e competitividade da agricultura e da pecuária brasileira e a importância econômica do setor para o país.

“Ao longo dos anos, o agro transformou o interior do país, mudando a realidade de regiões que antes tinham baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Com o avanço do setor, esse indicador melhorou e esse é o grande legado do agro. Seguimos produzindo com sustentabilidade e contribuindo para o desenvolvimento do país”.

Imagem

Na quarta (29) e na quinta (30), a delegação fará visitas técnicas a propriedades rurais do Goiás para conhecer a produção de grãos e pecuária de corte. A agenda é organizada pelo Sistema Faeg e o Senar Goiás e a CNA acompanha as visitas.

Além da comitiva, participaram do encontro a representante da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixadora Marian Schuegraf, o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, diretores do Sistema CNA/Senar, e presidentes das Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, de Minas Gerais (Faemg), Antônio Pitangui de Salvo, do Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, da Paraíba (Faepa-PB), Mário Borba, e da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.

Áreas de atuação relacionadas