ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Presidente da CNA recebe governador do RS para discutir situação dos produtores gaúchos
CNA

Eduardo Leite esteve na sede da CNA, em Brasília, na terça (25)

26 de março 2025
Por CNA

Brasília (26/03/2025) - O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu, na terça (25), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para discutir a situação dos produtores rurais gaúchos.

João Martins reafirmou o compromisso da CNA com os produtores rurais do Rio Grande do Sul, ressaltando a relevância do estado na produção agrícola nacional.

“A CNA é a casa do produtor e tudo o que for necessário ser feito para defendê-los, nós estaremos à disposição, com coragem e responsabilidade”, afirmou Martins.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira, também participou da reunião e falou da dificuldade dos produtores rurais depois das seguidas estiagens e enchentes no Estado. Pontuou questões sobre a falta de recursos e como muitos estão endividados. E que, diante dessa situação, fica difícil prever o futuro.

Eduardo Leite esteve na sede da CNA, em Brasília Eduardo Leite esteve na sede da CNA, em Brasília

Na reunião, Eduardo Leite afirmou que “há uma preocupação muito grande com nossos produtores, porque os ciclos de eventos climáticos no Rio Grande do Sul são recorrentes” e ressaltou a importância de discutir medidas para aumentar a produtividade agrícola, especialmente com irrigação e melhoria do solo.

Leite apontou que o acesso ao crédito é um dos principais entraves e que “o estado precisa avançar nesses investimentos, mas, para isso, o produtor precisa ter capacidade de tomada de crédito, o que hoje não acontece”.

Os presidentes das Federações estaduais de Agricultura e Pecuária, José Mário Schreiner (Faeg), Humberto Miranda (Faeb), Ágide Eduardo Meneguette (Faep), Marcelo Bertoni (Famasul) também participaram da reunião. Estiverem presentes ainda o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, e o presidente do Instituto CNA, Roberto Brant.