Presidente da CNA recebe homenagens no Rio Grande do Sul
João Martins foi homenageado na noite de domingo (31), em Porto Alegre (RS), com a Medalha Assis Brasil e o Troféu Senar O Sul
Foto: Emerson Foguinho/Farsul
Porto Alegre (01/09/2025) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, recebeu, no domingo (31), a Medalha Assis Brasil e o Troféu Senar O Sul 2025 (Categoria Destaque Nacional), pela sua contribuição e atuação à frente do Sistema CNA/Senar na defesa do agro e dos produtores rurais gaúchos e brasileiros.
A cerimônia de premiação ocorreu em Porto Alegre e contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do presidente do Sistema Farsul e vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, autoridades e lideranças estaduais, parlamentares, diretores do Sistema CNA/Senar e presidentes de Federações estaduais de agricultura e pecuária.
As homenagens fazem parte do calendário de programação da 48º Expointer, que acontece anualmente no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS).
Nas justificativas para a entrega das homenagens a João Martins, um dos pontos destacados foi o SuperAção Agro Rio Grande do Sul. A iniciativa do Sistema CNA/Senar ofereceu apoio técnico, diagnósticos, análise de solo, doações, e mobilizou técnicos de várias regiões do país para ajudar na reconstrução da agropecuária gaúcha e na retomada da atividade produtiva depois das enchentes no Estado.
A medalha Assis Brasil, a principal honraria do Estado, foi entregue pelo governador Eduardo Leite. O Troféu Senar o Sul, que também homenageou mais 11 pessoas, foi recebido das mãos de Gedeão Pereira.
Ao discursar na homenagem, João Martins iniciou sua fala destacando que as duas premiações estimulam a continuar “nessa busca incessante pelo desenvolvimento sustentável da nossa atividade”.
Sobre a Medalha Assis Brasil, ele falou da honra de compartilhar a homenagem com todos os produtores rurais do Brasil, referindo-se a uma distinção que carrega não apenas o nome de um estadista visionário, “mas o legado de um homem que acreditava na força da terra, da inovação e do trabalho para transformar o nosso país”.
“É esse espírito que move o agro gaúcho. Um agro feito de empreendedorismo, inovação e bravura”.
Martins lembrou a contribuição dos gaúchos como uma vocação que ajudou a expandir fronteiras agrícolas para além do Rio Grande do Sul, impulsionando a agropecuária em estados como Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rondônia, Piauí e seu estado, a Bahia. “Onde havia desafio, o gaúcho levou sua experiência, seu trabalho e sua coragem”.
O presidente do Sistema CNA/Senar destacou todas os atributos mencionados ao povo gaúcho foram comprovados com o programa SuperAção Agro Rio Grande do Sul, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, “que demonstrou a força da solidariedade e da união em momentos de crise”.
“Demos uma resposta rápida e concreta, mostrando que o Sistema CNA/Senar está sempre ao lado de quem produz, especialmente nos momentos mais difíceis”, ressaltou.
Martins reforçou, ainda, a força do agro gaúcho que, mesmo com os recorrentes desastres naturais, a agricultura e a pecuária do Rio Grande do Sul continuam sendo referência de qualidade e tradição.
“E a Expointer, uma das maiores feiras da América Latina, é a vitrine que mostra essa força. Hoje, o Brasil é reconhecido como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos, fibras e energia”, completou.
Ele reforçou ainda a importância do agro para a economia, que representa 25% do PIB nacional, gera 28% dos empregos e responde por 49% das exportações brasileiras.
Segundo o presidente, mais do que números, o maior ganho foi levar desenvolvimento ao interior do país, transformando pequenas e médias cidades, criando oportunidades e garantindo a segurança alimentar do Brasil e do mundo.
Isso só foi possível graças à determinação de homens e mulheres que construíram um agro pujante, moderno e competitivo.
Por fim, ele diz que recebeu as homenagens com gratidão e responsabilidade, “certo de que simbolizam não apenas uma trajetória pessoal, mas o reconhecimento ao trabalho de milhões de produtores rurais que garantem a segurança alimentar do brasil e contribuem ao desenvolvimento do nosso país”.
O governador Eduardo Leite destacou as trajetórias dos homenageados.
"No momento em que homenageamos essas trajetórias de pessoas ligadas ao agro, buscamos inspiração para seguir", afirmou.
"E essas historias me animam em relação ao futuro de um Estado que foi forjado na dificuldade. O gaúcho é forte porque a historia nos exigiu ter força. E essas historias nos ensinam a ter resiliência e a buscar acertar cada vez mais", completou.
Gedeão Pereira recebeu homenagem especial do Troféu Senar O Sul 2025 e falou da emoção de ser premiado.
"Este é meu último mandato à frente da Farsul e é uma honra receber esse troféu na presença do meu presidente João Martins", disse Pereira, que em seguida chamou a família ao palco para receber a homenagem junto com ele.
Assis Brasil - A Medalha Assis Brasil foi criada pelo Decreto 22.555, de 25 de julho de 1973, como a maior honraria do Estado do Rio Grande do Sul a personalidades que se destacam por serviços prestados à agricultura e à pecuária.
O nome é uma homenagem a Joaquim Francisco de Assis Brasil, que teve destacada presença na política nacional no final do século XIX, além de produtor rural com ações pioneiras, como o desenvolvimento de uma nova variedade de milho, a introdução da raça de gado Jersey no Brasil e a criação de gado Devon puro. Assis Brasil foi considerado o patrono da agricultura estadual.
Troféu Senar o Sul - O Troféu Senar O Sul é uma das premiações mais prestigiadas do agronegócio brasileiro. O prêmio é concedido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Rio Grande do Sul (Senar-RS), em parceria com a Rede Pampa, Icatu Coopera e Rio Grande Seguros.
A iniciativa é um reconhecimento a quem faz o agro gaúcho e brasileiro avançar, alimentando o país e posicionando o Rio Grande do Sul no mapa global do setor.
Foram 12 homenageados, entre produtores, pesquisadores, lideranças políticas e representantes da inovação e da agricultura familiar.