Presidente da CNA se reúne com embaixador do Reino Unido no Brasil

Sustentabilidade na produção agropecuária brasileira foi tema do encontro virtual, na segunda (21)

Por CNA 21 de junho 2021
Compartilhe:

Brasília (21/06/2021) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, e o embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, se reuniram na segunda (21), por videoconferência, para debater a sustentabilidade na produção agropecuária brasileira.

Na abertura do encontro, o presidente da CNA, João Martins, afirmou que o país está focado na produção sustentável de alimentos. “Não queremos ser apenas uma potência agrícola, mas uma potência agroambiental, que produz preservando o meio ambiente”.

Martins afirmou que os outros países precisam conhecer o agro brasileiro e o papel do produtor rural para que o setor seja cada vez mais sustentável. “Há um esforço muito grande em preservar as nossas terras, que são o nosso patrimônio. O produtor é o primeiro e grande prejudicado quando há um mau uso dos recursos naturais”.

Já o embaixador Peter Wilson falou da importância da saída do Reino Unido da União Europeia para o fortalecimento das relações comerciais com o Brasil. “Queremos uma relação mais ampla e profunda e a produção sustentável de alimentos é uma pauta fundamental para essa união”.

Para o embaixador, a sustentabilidade é um movimento global. “É uma forma completamente nova de pensar a economia, uma mudança profunda. Estamos dispostos a trabalhar junto com o Brasil para melhorar o meio ambiente”. 

Segundo o vice-presidente da CNA e presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente, Muni Lourenço, os produtores rurais brasileiros não têm medido esforços para contribuir com o avanço da pauta climática. “Acreditamos na possibilidade de conciliar produção de alimentos e preservação ambiental. E essa equação se resolve com a adoção de novas tecnologias para a produção agropecuária continuar crescendo de forma verticalizada”.

Durante a reunião, Muni Lourenço, que também é presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea) citou o Plano ABC e a plataforma dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como iniciativas primordiais para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) e para a regularização ambiental das propriedades que possuem passivos.

Outro ponto destacado pelo o vice-presidente da CNA foi a importância da regularização fundiária para o país.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, falou do papel da entidade na transferência de tecnologia ao produtor para que ele consiga ter rentabilidade e produtividade com responsabilidade ambiental.

Carrara também citou o Projeto ABC Cerrado, uma parceria com o Banco Mundial, e que levou, durante cinco anos, tecnologias de baixa emissão de carbono a produtores da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e o Distrito Federal.

“Agora estamos executando o Projeto Vertentes, com o objetivo de recuperar áreas degradadas com produção de soja e pecuária de corte no bioma Cerrado”. Para o diretor-geral do Senar, a transferência de tecnologia para o pequeno produtor é extremamente necessária para que ele permaneça produzindo na mesma área e consiga fornecer alimentos para sua família.

De acordo com a diretora de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, ficou acordado no fim da reunião que a embaixada do Reino Unido vai apresentar a campanha “Race to Zero” (Corrida para o Zero) no próximo encontro da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA. “Outro encaminhamento é a realização de uma reunião técnica entre a Confederação e os responsáveis pelo setor agro de várias embaixadas para discutir compromissos para mudanças climáticas”.

Também participaram da reunião a gerente de Clima e Meio Ambiente Sênior na Foreign and Commonwealth Office, Bruna Cerqueira, e a líder do setor agro no consulado britânico, Gabriela Meucci.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor

twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação relacionadas