Presidente da Famato marca presença na Expopedra 2025 com anúncio de parceria em projeto de equoterapia

Programação também contou com palestras da ATeG, com conteúdos voltados para produtores assistidos nos segmentos de olericultura, fruticultura, pecuária de corte e de leite

6 de setembro 2025
Compartilhe:
Imagem do Whats App de 2025 09 05 as 21 59 26 9203b94a

Vania Costa

Fonte: Ascom Sistema Famato

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), a Casa da Família Rural, participou nesta sexta-feira (05/09) da 38ª Festa do Peão – Expopedra 2025, realizada pelo Sindicato Rural de Pedra Preta. O presidente da Famato, Vilmondes Tomain, esteve presente na arena do evento, ao lado do diretor Administrativo e Financeiro da entidade, Robson Marques, reforçando o compromisso do Sistema Famato em apoiar iniciativas que unem o campo e a sociedade.

Durante a programação da Expopedra, foram apresentados os resultados do Mutirão Rural promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) nos dias 3, 4 e 5 de setembro. A ação levou atendimentos de saúde, cidadania e orientação para centenas de moradores do município. Destaque para mais de 300 consultas em oftalmologia e mais de 90 atendimentos odontológicos, além de serviços diversos que aproximaram a comunidade do trabalho social oferecido pelos produtores rurais.

Pres. do Sistema Famato, Vilmondes Tomain

Outro momento marcante foi o anúncio da nova parceria entre o Sindicato Rural de Pedra Preta e o Senar-MT para a continuidade e ampliação do projeto de equoterapia. O convênio vai possibilitar o atendimento de mais 15 crianças, fortalecendo um trabalho essencial de inclusão e qualidade de vida para famílias da região.

A programação também contou com palestras da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com conteúdos voltados para produtores assistidos nos segmentos de olericultura, fruticultura, pecuária de corte e de leite. Paralelamente, a Feira do Produtor Rural trouxe à Expopedra a diversidade da produção local, reunindo agroindústria, horticultura e demais cadeias produtivas, em um espaço de exposição e comercialização de produtos. Além disso, a Vitrine da Carne esteve presente em todos os dias da festa, aproximando o público do processo produtivo e valorizando a qualidade da carne mato-grossense.

Vilmondes Tomain, Renato Oliveira e Robson Marques

Na arena, o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, ressaltou a importância da união institucional e do comprometimento do sindicato. “É uma alegria muito grande estar em Pedra Preta e testemunhar de perto o resultado do esforço coletivo. O Mutirão Rural é a prova de que, quando o campo e a cidade caminham juntos, quem ganha é a população. Quero destacar o empenho do presidente Renato Oliveira e de toda sua diretoria, que não medem esforços para fazer com que o sindicato seja de fato a casa do produtor, da família e da comunidade. E não poderia deixar de mencionar meu amigo de longa data, Paulo Belondi, hoje vice-presidente desta gestão, que tem sido um parceiro dedicado e comprometido. A Famato e o Senar-MT estarão sempre de portas abertas para fortalecer essa parceria que leva dignidade e oportunidades para as pessoas”, disse Tomain.

O presidente do Sindicato Rural de Pedra Preta, Renato Oliveira, comemorou os resultados. “Estamos muito felizes com a aprovação e a parceria firmada com o Senar-MT para ampliar o projeto de equoterapia. Esse trabalho faz diferença na vida das famílias e é motivo de orgulho para todos nós. Além disso, o Mutirão Rural mostrou mais uma vez o quanto o Sistema Famato é representativo e comprometido com nossos produtores e suas famílias, além de toda a comunidade. Receber aqui o presidente Vilmondes Tomain e o diretor Robson Marques reforça a importância de Pedra Preta dentro do sistema sindical rural”, destacou.