Primeiros socorros para apicultoras pautam ação do Programa Saúde no Campo, do Senar Bahia

Debate leva prevenção de acidentes durante a prática da atividade e prepara mulheres para agir em situação de emergência

Compartilhe:

Ascom Faeb/Senar

Fonte: Ascom Faeb/Senar

Você está apto a prestar socorro e evitar que situações que podem ser controladas se agravem? Pensando nisso, o programa Saúde no Campo, do Senar Bahia, levou o debate para as mulheres da turma da apicultura atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) nos municípios de Nova Fátima e Capela do Alto Alegre, na região sisaleira.

A enfermeira e técnica do programa, Elisabeth Miranda, falou sobre as condutas iniciais diante de acidentes, lesões ou males súbitos, a fim de preservar as funções vitais e evitar o agravamento dos quadros. Ela também apresentou os materiais essenciais que compõem o kit básico de primeiros socorros e como usá-lo adequadamente.

Foto 3

“Intercorrências podem acontecer durante a prática de qualquer atividade, é importante saber agir com perícia e prudência em cada situação. Esse encontro veio proporcionar noção e conhecimento, unindo teoria e demonstrações práticas de atendimento às vítimas. Isso não é válido apenas para o exercício da atividade da apicultura, mas para a vida”, observou a coordenada da ATeG, Ellen Santos.

Segundo ela, encontros como esse acontecem mensalmente e a cada edição um tema é escolhido. A iniciativa faz parte da estratégia utilizada pelo Senar Bahia para aumentar a interação dos produtores atendidos, resultando no fortalecimento do grupo e na organização do produtor e da produção, conforme diretriz da CNA.

A reunião contou com a presença do mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais da Bacia do Jacuípe, Marcos Santos, reforçando o apoio institucional às ações de fortalecimento da saúde e segurança no meio rural. Na ocasião, kits de primeiros socorros foram distribuídos gratuitamente às produtoras atendidas pelo programa.