Produtores de café participam do programa Gestão Com Qualidade em Campo
Produtores são do município de São Sebastião do Anta, no Vale do Rio Doce
Uma parceria celebrada entre o SENAR Minas e Sicoob Credcooper no município de São Sebastião do Anta, Vale do Rio Doce, vai beneficiar produtores rurais da região. Na última semana, o SENAR iniciou o Programa de Gestão com Qualidade em Campo (GQC), iniciativa que busca atender à demanda dos produtores que desejam investir em gestão e qualidade nas propriedades rurais.
É a primeira vez que produtores de São Sebastião do Antes vão participar de um GQC. Durante a abertura do Módulo 1 do programa, o instrutor Jair Monte explicou que o GQC ajuda aos produtores a planejar e a colocar em prática ações que permitam reduzir custos e buscar eficiência na condução dos negócios em suas propriedades.
“Nesse primeiro módulo no GQC, trabalhamos o reconhecimento dá prioridade rural como Empresa rural e a formação do produtor como líder de equipe e desenvolvimento das habilidades e as atitudes do líder diante da sua equipe. Neste GQC temos a participação de 20 produtores de café de 10 propriedades rurais”, explica o Jair Monte.
O gerente regional do SENAR em Governador Valadares, Ulisses Silveira Costa, também esteve na abertura do GQC e fez questão de destacar a parceria com a Crediminas, o Sicoob Credcooper e o Sindicato Rural de Caratinga, que promove o programa na região.
“São dois grandes parceiros. O Sindicato Rural sempre está ao lado do SENAR Minas promovendo cursos que valorizam e qualificam os produtores rurais. E no caso do Sicoob Credcooper, a sua diretoria e funcionários aderiram ao programa e são grandes parceiros que também observaram a importância do GQC para os produtores rurais desta região”, declarou.
Para compor a turma que participa deste GQC a diretoria do Sicoob Credcooper foi envolvida. “Nós conversamos com o gerente da agência em São Sebastião do Antes [Nicolas Antônio da Fonseca] no sentido de avaliar pessoas com perfil para participarem deste GQC. Visitamos pequenos e médios produtores de café e durante essas visitas mostramos para eles a importância do programa para a gestão com qualidade nas propriedades”, revelou Fábio Júnior de Carvalho, responsável pela seleção dos participantes e pelo setor de negócios da Credcooper.
“O que queríamos que os participantes entendessem é que os nossos produtores sabem muito bem como produzir café com o aspecto técnico, mas falta ainda informação sobre a melhor maneira de gerir essa produção nas propriedades, daí a importância deste programa”, afirmou o gerente da agência em São Sebastião do Anta, Nicolas Antônio da Fonseca.
Também estiveram presentes na abertura deste GQC o técnico de Assistência Técnica e Gerencial para os produtores rurais na região (AT&G), Fabiano Pires e o mobilizador do Sindicato Rural de Caratinga, Wagner Teixeira Pinto.
O GQC tem encerramento previsto para fevereiro do ano que vem. Antes disso, no próximo mês está programado o início de outro GQC, também por meio da parceria entre SENAR Minas, Sindicato Rural de Caratinga e o Sicoob Credcooper, no município de Piedade de Caratinga.
Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br